O deputado federal Mendonça Filho participou, nesta segunda-feira (31/03), do lançamento do Fórum Permanente de Infraestrutura, que teve como tema central do primeiro encontro, o trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Litoral Sul.
Durante sua fala, o parlamentar criticou o abandono do projeto em relação a Pernambuco. “Com relação a Transnordestina, que é um projeto que, infelizmente, até aqui não saiu do papel. Resolveram o projeto cearense e esqueceram Pernambuco. Estou botando o dedo na ferida porque acho importante destacar”, afirmou.
Mendonça relembrou que, ainda como governador de Pernambuco, acompanhou o anúncio do início das obras da ferrovia, ao lado do presidente Lula, em 2006, no município de Missão Velha (CE), mas destacou a frustração pelo longo atraso: “Já são quase 20 anos. O tempo passou, a obra não saiu do papel, e eu espero que a gente aprenda com os erros que fazem esse empreendimento se arrastar por tanto tempo”.
Para o deputado, é preciso que as lideranças políticas e o setor produtivo se unam para encontrar uma equação que viabilize a conclusão da ferrovia com benefícios concretos para Pernambuco. “Aqui, eu creio que todos estão imbuídos do mesmo propósito. Estamos todos focados em consolidar essa obra que é tão necessária para Pernambuco”.
A Transnordestina, com 1.206 quilômetros de extensão, ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE), atravessando 53 municípios nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. É considerada uma obra estratégica para o escoamento da produção agroindustrial e mineral da região, além de reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade das cadeias produtivas nordestinas.
Segundo dados oficiais, a área de influência da ferrovia abrange 1.008 municípios, com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 509 bilhões – o que representa quase 41% do total da região Nordeste.
Em 2023 Mendonça chegou a pedir esforço da bancada parlamentar pernambucana para pressionar o presidente Lula pela retomada da Transnordestina. Em 2019 também procuroou o ministério da Infraestrutura apoio para a ferrovia. “A conclusão da Transnordestina garantiria um salto importante no desenvolvimento de Pernambuco”.
Ascom