O ministro Renan Filho, dos Transportes, participou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, do programa “Bom Dia, Ministro” e ressaltou a importância da assinatura da concessão da BR-381/MG, conhecida popularmente como “Rodovia da Morte”, para quem vive e trafega pela região. “Liga duas capitais superimportantes do país: São Paulo a Belo Horizonte. E, depois, chegando em Belo Horizonte, ela migra em direção ao Oceano Atlântico para chegar ao Espírito Santo. Minas é um estado central no Brasil e ele não tem acesso à praia. Então essa é a principal ligação ao litoral”, explicou.
“O governo do presidente Lula, em 2023 e 2024, fez nove leilões de concessão rodoviárias. Quatro delas só em Minas Gerais. O governo anterior fez seis em quatro anos, ou seja, fizeram um e meio em média por ano. A atual gestão já fez, em dois anos, mais que a gestão passada. Só que, este ano, nós vamos fazer 15, em 2025. Nossa expectativa é passarmos de 40 leilões de concessão rodoviária” – disse Renan Filho, Ministro dos Transportes.
Renan Filho acrescentou ainda os efeitos econômicos da concessão e enfatizou a dimensão do volume de investimentos realizado pelo Governo Federal para garantir a viabilização da obra. “Corta o Vale do Aço, que é uma região muito produtiva de Minas Gerais, no minério, na industrialização do próprio minério e cidades grandes, como Governador Valadares e tantas outras”, resumiu.
“Essa concessão é importante, porque foi tentada várias vezes em outros governos. São R$ 10 bilhões em 300 quilômetros. Para efeito comparativo, o orçamento do Ministério dos Transportes inteiro é de R$ 20 bilhões com recursos públicos. Serão duplicadas as rodovias, construídas terceiras faixas, travessias urbanas das cidades serão melhoradas ou deslocadas, porque imagina uma grande quantidade de caminhões de minério passar por dentro do centro de uma cidade pequenininha, mas que foi cortada pela BR-381 em outro momento, e de lá para cá nunca ela conseguiu ter a sua capacidade adequada”, detalhou.
“Então esse investimento é fundamental para Minas Gerais, uma das locomotivas desse país, um dos motores do Brasil. Quando o estado avança, ajuda a economia do país inteiro a avançar, porque é um pouco da síntese do próprio país”, resumiu Renan Filho.
A BR-381/MG, incluída no Novo PAC, será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai receber R$ 10 bilhões em investimentos em 30 anos. O trecho, com 303 km, tem início em Belo Horizonte e segue até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares.
PLANO DE 100 DIAS — O ministro antecipou ainda que, em 6 de fevereiro, será realizado o lançamento do Plano de 100 dias, que consiste na entrada da concessionária no trecho e o início das obras de recuperação da BR-381/MG. “Certamente vai ser transformada e isso vai garantir muito mais segurança”, assegurou.
RODOVIAS EM MG — Renan Filho elencou ainda outras concessões que estão em andamento no estado de Minas Gerais. “Além da BR-381, concedemos a BR-040, que liga Juiz de Fora a Belo Horizonte. Já na BR-040, um outro trecho, que liga Belo Horizonte a Cristalina, nas imediações do Distrito Federal; e concedemos uma outra, que é a BR-262, que liga o Triângulo Mineiro até Betim, que é uma cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, na verdade, até a capital mineira também”, listou.
“Somadas essas três, somadas à BR-381, serão mais de R$ 20 bilhões de investimento direto e mais R$ 10 bilhões na manutenção e na operação da concessão, pelo prazo de 30 anos. Ou seja, um volume de R$ 30 bilhões para melhorar as rodovias mineiras, um estado que se ressentiu bastante nos últimos anos pela redução dos investimentos no governo passado”, complementou.
EXPECTATIVA PARA 2025 — O ano de 2024, na avaliação de Renan Filho, foi um ano de muito êxito na retomada de obras e concessões de rodovias. Ele elaborou sobre a expectativa para o ano vigente. “O governo do presidente Lula, em 2023 e 2024, fez nove leilões de concessão rodoviárias. Quatro delas só em Minas Gerais. O governo anterior fez seis em quatro anos, ou seja, fizeram um e meio em média por ano. A atual gestão já fez, em dois anos, mais que a gestão passada. Só que, este ano, nós vamos fazer 15, em 2025. Nossa expectativa é passarmos de 40 leilões de concessão rodoviária”, declarou em entrevista a radialistas. “Colheita no serviço público significa entregar obra bem feita, dentro do prazo, com transparência e a preços justos para beneficiar o cidadão”, sintetizou Renan Filho.