Evento começa nesta segunda-feira (18) e segue até a quarta-feira (20), feriado nacional da Consciência Negra, com várias atividades gratuitas, dentro do 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, realizado na capital pernambucana
Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, a Escola Técnica Estadual Miguel Batista (ETEMB), no bairro da Macaxeira, Recife, será palco do painel e sarau “Entre Livros e Cadernos: Poesia e Representatividade na Escola”, nesta segunda-feira, dia 18 de novembro. O evento, que abre o 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, é voltado para estudantes da instituição e contará com a participação da escritora Rosangela Nascimento e mediação da também escritora Karinne Costa.
Durante o encontro, a poeta Rosangela, reconhecida por sua atuação na valorização da literatura negra, abordará suas obras Mariposa Negra e Histeria, destacando a força das narrativas afro-brasileiras. Já Karinne Costa, poeta e arte-educadora, enriquecerá o evento com reflexões sobre memória e identidade.
A programação do festival continuará nos próximos dias, só que, dessa vez, no Bairro do Recife e com programação gratuita e aberta ao público. Na terça-feira, dia 19, a partir das 16h, haverá uma bate-papo na Livraria Jaqueira sobre a influência dos livros na construção da consciência racial com Dayse Moura e mediação de Jarda Araújo.
O dia contará ainda com o lançamento da segunda edição do livro ‘Movendo as Estruturas’, da jornalista e escritora Jaqueline Fraga, além de sorteio de exemplares e sessão de autógrafos. A programação se encerra com a palestra de Fabiana Moraes sobre a perspectiva jornalística e literária dos cotidianos brasileiros.
Na quarta-feira, dia 20, feriado nacional em celebração ao Dia da Consciência Negra, as atividades começam às 14h30 com a mesa ‘A justiça é uma mulher negra’, apresentada por Chiara Ramos e mediada por Marta Souza. Às 15h30, o painel ‘Eu sou porque nós somos’ traz a participação das mulheres negras escritoras Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e Maria Cristina Tavares.
A dobradinha com o lançamento da segunda edição do livro ‘Movendo as Estruturas’, da jornalista e escritora Jaqueline Fraga, será às 16h30, seguido por sessão de autógrafos. Também haverá sorteio de livros de escritoras que fazem parte da programação.
O festival se encerra com um sarau literário e musical, destacando performances de Anna Carolina Nogueira, Crislaine Venceslau, Joaninha Dias, Marcondes FH e a cantora Luana Tavares, além de um momento de microfone aberto para manifestações artísticas do público em geral.
PROGRAMAÇÃO
18 DE NOVEMBRO
9h às 10h | Entre livros e cadernos: poesia e representatividade na escola
Com Rosangela Nascimento e Karinne Costa (mediação)
10h às 11h | Sarau literário e sessão de autógrafos
Local: Escola Técnica Estadual Miguel Batista – ETEMB (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487 – Macaxeira, Recife/PE – Antiga Fábrica da Macaxeira)
19 e 20 DE NOVEMBRO – LIVRARIA JAQUEIRA – BAIRRO DO RECIFE
19 DE NOVEMBRO
16h às 17h | Construindo identidades por meio da leitura: a influência dos livros na consciência racial
Com Dayse Moura e Jarda Araújo (mediação)
17h às 17h30 | Lançamento de livro
Movendo as Estruturas (2ª Edição), de Jaqueline Fraga
17h30 às 18h | Sorteio de livros e sessão de autógrafos
18h às 19h | Um olhar jornalístico e literário sobre os cotidianos do Brasil
Com Fabiana Moraes
20 DE NOVEMBRO
14h30 às 15h30 | A justiça é uma mulher negra: literatura e intelectualidade como instrumentos políticos
Com Chiara Ramos e Marta Souza (mediação)
15h30 às 16h30 | Eu sou porque nós somos: sonhos e narrativas de mulheres negras escritoras
Com Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e Maria Cristina Tavares (mediação)
16h30 às 17h | Lançamento de livro
Movendo as Estruturas (2ª Edição), de Jaqueline Fraga
17h às 17h30 | Sorteio de livros e sessão de autógrafos
17h30 às 18h30 | Sarau literário
Com Anna Carolina Nogueira, Crislaine Venceslau, Joaninha Dias e Marcondes FH
18h30 às 19h | Microfone aberto
19h às 19h30 | Sarau musical
Com a cantora Luana Tavares