Raquel Lyra entrega requalificação do Santuário do Morro da Conceição

Governo de Pernambuco investiu mais de R$ 5 milhões na restauração do templo, que volta a receber fiéis com segurança e estrutura moderna

“Hoje entregamos o que nos comprometemos a devolver à sociedade, às pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do povo recifense e pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra nesta terça-feira (20), durante missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do Santuário do Morro, padre Emerson Borges, que marcou a entrega pelo Governo do Estado do templo totalmente restaurado após o desabamento que matou duas pessoas em agosto de 2024.

Em uma igreja lotada de fiéis, a chefe do Executivo estadual, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, participou da cerimônia que retomou as celebrações na área interna do Santuário, entregou as chaves da igreja aos sacerdotes e acompanhou o rito de Dedicação da Igreja e do novo Altar.

“Houve uma tragédia em agosto do ano passado e o Governo do Estado teve uma pronta resposta. Infelizmente duas pessoas não conseguiram sobreviver e eu sou solidária, como governadora e como mãe, a todas as famílias. Mas é tempo de olhar para frente. Hoje podemos entregar uma igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do nosso povo. É isso que estamos buscando, por meio das ações de diversas secretarias do nosso Estado”, completou a governadora Raquel Lyra.

Para a reabertura do espaço, foram investidos mais de R$ 5 milhões, por meio de um Termo de Fomento assinado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A restauração do templo permitiu a retomada das celebrações em condições de segurança ideais e com mais conforto para a comunidade.

A vice-governadora Priscila Krause reforçou a importância do equipamento para os pernambucanos. “Este é um dia muito especial, um dia de festa e de fé. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco entrega, num prazo de apenas nove meses, o Santuário do Morro da Conceição todo restaurado aos recifenses e a todos os pernambucanos também. Essa obra é um marco na nossa gestão, que inicia um novo tempo de esperança sob a benção de Nossa Senhora da Conceição”, disse a gestora.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também comemorou a reabertura do espaço. “Vivemos as dores da perda de duas pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo profundo da fé do nosso povo do Recife e de todo o Estado”, pontuou o sacerdote. O padre Emerson Borges, por sua vez, falou sobre o simbolismo da cerimônia e a emoção do reencontro da comunidade com o templo restaurado. “A alegria é muito grande. Até hoje, nenhuma missa havia sido celebrada neste novo altar, então ele foi sagrado com óleo e depois a igreja também foi sagrada com as quatro cruzes que tem dentro dela”, completou.

“Com menos de 30 dias da tragédia, assinamos o termo de fomento que permitiu a transferência dos recursos para a arquidiocese. Fizemos o telhado, garantimos a festa da Imaculada e seguimos com todo o restante: altar, piso, iluminação, bancos, forro, climatização. Devolvemos ao povo um espaço de fé, cultura e identidade. É um momento de muita emoção para todos nós”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.

Para os moradores do Morro da Conceição, a reabertura do templo tem um profundo significado. “Agora o povo pode voltar à casa de Maria, do Senhor Jesus. Foi muito importante o apoio do Governo do Estado, que desde o início, quando caiu o telhado, na mesma hora se prontificou, veio para cá e abraçou a causa. Com isso, o povo só fez ganhar”, afirmou Mardone Luis, supervisor de garagem e morador da comunidade.

OBRAS – O acordo de cooperação com a Arquidiocese foi firmado em setembro de 2024, logo após o desabamento do teto do templo, que vitimou fatalmente Antônio José dos Santos e Dona Maria da Conceição de França Pinto. A nova estrutura conta com um espaço de homenagem às vítimas, preservando a memória dos fiéis que perderam a vida no local.

Participaram da missa os bispos auxiliares dom Josivaldo Bezerra e dom Nereudo Freire, os bispos eméritos dom Fernando Saburido e dom Luiz Pepeu, além do prefeito do Recife, João Campos, e diversas autoridades.

Verifique também

Cinco alunos são internados após passarem mal ao ingerir refrigerante em escola municipal na zona rural de Dormentes

Cinco alunos da região da comunidade Caatinga Grande, na zona rural de Dormentes, Sertão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online