Com os reforços na equipe do governo, Raquel Lyra consolida apoio de grandes lideranças da política estadual, falta a mandatária melhorar o time no maior município do Sertão, que é Petrolina. Seu principal apoio na cidade sertaneja é de 3 ex-prefeitos, todos em situação nada confortável perante o eleitorado. A governadora precisa oxigenar o governo na capital do Sertão, abrindo espaços para outras lideranças.
As medidas até então tomadas pela mandatária foram absolutamente corretas no ponto de vista político, no principal município do Araripe ela colocou ao seu lado as duas deputadas que por lá são adversárias. Quando chega à capital do Xaxado não foi diferente, Raquel colocou debaixo das sombras palacianas a prefeita Márcia Conrado, os irmãos Waldemar e Sebastião Oliveira e ainda pai e filho, Luciano e Miguel Duque.
A governadora fez uma jogada de mestre nessa arrumação da casa, na região do São Francisco ela conta com apoio de vários prefeitos. Catharina Garziera em Lagoa Grande, George Duarte em Santa Maria da Boa Vista, Ismael Lira em Orocó, Galego de Nanai em Cabrobó e em Floresta no Sertão de Itaparica com a prefeita Rorró Maniçoba e deputados. Lembrando ainda que a Governadora, também conta com bons apoios no Sertão Central.
Estando os prefeitos de todos esses municípios de diferentes regiões, de bem com o eleitorado local, as próximas pesquisas já podem apontar cenário bem diferente em relação às anteriores. Isso porque o eleitor costuma responder em conformidade ao momento, antes estavam soltos sem nenhum indicador e agora tem um prefeito como ponto de partida. Se ele estiver bem a governadora vai está também, caso contrário, o desgaste será de ambos.
Prefeitos fazem diferença numa campanha eleitoral e definem junto ao eleitor o resultado final, Jarbas era opositor em 1998 e mesmo assim deu uma lapada com mais de 1 milhão de votos à frente de Miguel Arraes. Arraes tentava naquele ano a reeleição, Jarbas foi somando apoio de prefeitos e com isso garantiu a vitória. A ex-prefeita de Caruaru, agora governadora de Pernambuco, está no caminho certo ao valorizar os prefeitos.