O cenário político de Pernambuco ganhou novos contornos nesta segunda-feira (7), com a governadora Raquel Lyra comandando um grande ato de filiação ao PSD. O ato político, realizado no Novotel, no bairro do Cais de Santa Rita, no Recife, contou com a presença de lideranças de diversas siglas e marcou a adesão de 31 prefeitos e mais de 30 vice-prefeitos ao partido, além da vice-governadora Priscila Krause.
A movimentação ocorre após a intervenção do PSDB estadual, que resultou na saída do partido da base governista. Ao evitar comentários sobre o episódio, Raquel Lyra preferiu destacar o fortalecimento do novo grupo político: “É um partido que vem se fortalecendo, garantindo que a gente tenha um time unido em direção à mudança que a gente vem fazendo no nosso estado. Sempre digo que ninguém faz nada sozinho”, afirmou a governadora.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, presente no evento, elogiou a chegada de Raquel e defendeu a identidade plural do partido. “A vantagem do PSD é que é um partido com identidade. É um partido que não tem preconceito em apoiar as boas ideias e bons projetos, vindas da direita ou da esquerda, e vai continuar sendo assim”, afirmou.
Já o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou que a vinda da vice-governadora ao PSD já era um movimento esperado. “Quando Raquel decidiu pelo PSD, isso incluía Priscila Krause. É impossível pensar que o projeto de Priscila não é Raquel. Que bom que nem demorou”, comentou.
A cerimônia contou ainda com a participação do secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba (PP), e do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia (Podemos), além de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças políticas, sinalizando a ampliação da base de sustentação do governo de Raquel Lyra em Pernambuco.
PREFEITOS – Se filiaram ao PSD os prefeitos Simãozinho (Alagoinha), Diogo Carlos (Barra de Guabiraba), Beto do Sargento (Belém de Maria), André Raimundo (Cachoeirinha), Elizinho (Carnaubeira da Penha), Dona Graça (Catende), Fátima Borba (Cortês), Júnior Pinto (Exu), Welliton Siqueira (Ibimirim), Izalta (Ibirajuba), Elcione (Igarassu), Dr. Pedro (Iguaracy), Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Marlos Henrique (Maraial), Teto Teixeira (Moreilândia), Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata), Biu Abreu (Orobó), Severino Ramos (Paulista), Dió Filho (Riacho das Almas), Berg de Hacker (Rio Formoso), Joia (Salgadinho), Júnior de Rivaldo (Saloá), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Pollyanna Abreu (Sertânia), Joelda Pereira (Tacaimbó), Luciano Bonfim (Triunfo), Diógenes Patriota (Tuparetama), Xicão Tavares (Verdejante), Rael Ferreira (Vertentes) e Éder Waltter (Vicência). O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, não pôde comparecer ao evento, mas também deve ingressar na sigla.