Quem vai arcar com os prejuízos dos produtores de manga e uva do Vale do São Francisco?

Até o momento o governo federal vem tratando a relação comercial com os Estados Unidos sem dar a importância como o tema merece, tudo leva a crer que para Lula e o PT a disputa de 2026 com Bolsonaro ou seu indicado merece mais atenção. Caso o tarifaço de 50% dos Estados Unidos provoque prejuízos ao Brasil, claro que se trata de algo inevitável à culpa deve ser transferida para Bolosnaro e seus aliados.

O governo Lula tem optado pela linha das acusações, culpar adversários de pressionarem o presidente Trump para prejudicar o Brasil. Lula prefere manter um confronto com os Estados Unidos mesmo sabendo que vai perder, economicamente o prejuízo será incalculável e eleitoralmente pode levar vantagem nas urnas em 2026. Resta saber se o Brasil tem lastro financeiro, com isso evitar um verdadeiro tsunami na economia local.

Segundo informações da Abrafrutas, só em 2024 o Brasil exportou para os EUA algo em torno de US$ 45,8 milhões em mangas e US$ 41,5 milhões em uvas. Números não precisos dão conta de que, cerca de 15% de toda manga e uva produzida no Brasil vá para os Estados Unidos. O Vale do São Francisco com toda sua capacidade de produção, seria responsável por exportar aproximadamente 50 mil toneladas de manga e uva para os EUA.

No meio desses produtores de manga e uva espalhados por todo Vale do São Francisco se encontram aqueles que dependem exclusivamente da exportação para cumprir com suas obrigações junto às instituições financeiras, o governo federal tem que dar garantias de que esses pequenos produtores não vão ficar com prejuízos por conta da impossibilidade de exportação devido ao tarifaço do presidente Donald Trump dos Estados Unidos da América.

Assim como houve a intervenção do governo federal para ressarcimento dos aposentados e pensionistas que foram roubados, que da mesma maneira os pequenos produtores do Vale do São Francisco sejam assistidos pelo governo. Ou se adota medidas urgentes para socorrer esses produtores, ou seremos em breve uma legião de necessitados. O Brasil não pode pagar a conta pelo erro politico de quem quer que seja, o País precisa de atitude imediamente.

Verifique também

Câmara de Orocó realiza 3ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025

A Câmara Municipal de Orocó, Casa João Francisco Barbalho, realizou nesta terça-feira (19) a 3ª …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online