PT deve poupar Lula de vexame nas eleições de 2026

Lula pode até ter cometido muitos erros em toda sua trajetória na vida pública, nenhum deles o coloca como alguém covarde que fugiu de embates nas campanhas eleitorais. Sua primeira disputa foi em 1982 quando disputou o governo do Estado de São Paulo, ficando atrás de nomes bastante conhecidos como Franco Montoro (PMDB); Reinaldo de Barros (PDS) e Jânio Quadros (PTB). Montoro foi eleito com 49,04% dos votos válidos apurados naquele pleito eleitoral, já Lula foi o quarto mais votação com 10,77%.

Lula foi candidato a Deputado Federal e Constituinte em 1986, sendo eleito com a maior votação do Brasil naquele pleito. O petista saiu das urnas com quase 652 mil votos, logo na primeira eleição presidencial após os governos militares Lula foi candidato a Presidente da República em 1989 perdendo para Fernando Collor no segundo turno. Na sequência Lula disputou a presidência duas vezes contra Fernando Henrique Cardoso, perdendo já no primeiro turno das eleições presidenciais dos anos de 1994 e 1998.

Lula consegue ser eleito em 2002 e reeleito em 2006, ainda fez sua sucessora, Dilma Rousseff, a primeira mulher Presidente do Brasil. Dilma ainda foi reeleita e perdeu o mandato, fato que contribuiu para o PT perder a eleição de 2018. Após ser preso e amargar 580 dias de cadeia na carceragem da PF em Curitiba, Lula sai e a partir daí vai se preparando para ser candidato contra Bolsonaro nas eleições de 2022. As decisões do STF foram abrindo caminhos para Lula, que ao final das apurações foi eleito com 50,90%.

Os resultados das eleições municipais deste ano, mostram um cenário nada favorável para a reeleição de Lula em 2026. O PT vem amargando desgaste nacional, com isso pode levar Lula a uma vexatória derrota no pleito presidencial. Em 2026 o presidente vai está com 81 anos de idade, o que seria argumento de sobra pra não disputar a reeleição. Assim como aconteceu com Joe Biden nos Estados Unidos, a justificativa seria a mesma, promovendo uma saída honrosa de Lula da vida pública no Brasil.

Verifique também

Secretariado de Raquel Lyra discute fortalecimento dos municípios pernambucanos em painel de encerramento do Seminário Novos gestores

Mais de 15 secretários do Governo do Estado participaram, juntamente com os novos prefeitos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online