Em nota assinada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), o Partido dos Trabalhadores criticou o movimento do presidente Donald Trump contra a Venezuela e reafirmou o apoio aos princípios diplomáticos da política externa brasileira em defesa da soberania. No sábado (30), o governo americano enviou mais um navio de guerra para a região, indicando o risco de uma possível intervenção no país e aumentando a pressão para cima do ditador venezuelano Nicolás Maduro.
“Não aceitamos ameaças, nem tão pouco atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas. Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios”, diz a nota divulgada por Humberto Costa, que também é secretário nacional de Relações Internacionais do PT.
“Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade. Ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, segue a nota assinada pelo senador pernambucano.
Stephen Miller, que é chefe de gabinete de Donald Trump, declarou na sexta-feira (29) que o objetivo das ações militares dos Estados Unidos contra a Venezuela no mar do sul do Caribe é desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul, inclusive as facções que conta com apoio do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.