PT conquista quatro prefeituras no 2º turno e cresce em relação a 2020

Com as vitórias do primeiro turno, o partido chegou a 252 prefeituras conquistadas — contra 183 de 2020

O Partido dos Trabalhadores teve um melhor resultado nas eleições municipais de 2024, em comparação com o pleito de 2020. O PT conquistou mais quatro prefeituras no segundo turno das eleições: Camaçari (BA), Fortaleza (CE), Mauá (SP) e Pelotas (RS). Com as vitórias no primeiro turno, a sigla começará 2025 com 252 prefeituras.

No pleito de 2020, o PT conquistou apenas 183 prefeituras. Na ocasião, a sigla não conquistou o comando de nenhuma das 26 capitais brasileiras. O maior município que o partido ganhou foi Contagem (MG), com 621 mil habitantes.

Agora, conquistou Fortaleza, a quarta maior cidade do país, com 2,4 milhões de habitantes. Evandro Leitão (PT) venceu o candidato bolsonarista André Fernandes (PL) por uma margem de menos de um ponto percentual.

Em grandes cidades mineiras, o PT conquistou duas reeleições já no primeiro turno. Em Contagem (MG), a prefeita Marília Campos foi reeleita com 60%, e em Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão ganhou com 54%.

O partido disputou o segundo turno em 13 municípios, contando com quatro capitais. No entanto, saiu derrotado em Cuiabá, Natal e Porto Alegre.

As baixas

Mesmo com o crescimento em relação a 2020, os números conquistados pelo PT nesta eleição estão longe dos melhores resultados do partido. Durante o governo Dilma Rousseff (PT), em 2012, o partido chegou a eleger 643 prefeitos.

Entre os resultados mais decepcionantes em 2024 estão Teresina e Goiânia. Na capital piauiense, o candidato Fabio Novo (PT) conquistou 43,26% dos votos, mas perdeu no primeiro turno para Silvio Mendes (União). Na capital goiana, o partido esperava um lugar no segundo turno, mas a candidata Adriana Accorsi (PT) terminou em terceiro, com 24,44% dos votos.

Em Campinas (SP), o partido também bateu na trave. Pedro Tourinho (PT) ficou em segundo, com 23,14%, e foi derrotado em primeiro turno para um candidato do Republicanos.

Em Uberlândia (MG), a candidata Dandara (PT) também terminou em segundo, com 24,56%, e perdeu no primeiro turno para um nome do PP.

Verifique também

Nova lei proíbe comercialização de serpentinas metálicas em Pernambuco

Comum nos carnavais pelo Brasil afora, as serpentinas são acessórios que muitas pessoas usam durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online