Bancada do PT se reuniu com todos os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados antes de fechar apoio
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados anunciou, nesta quarta-feira (30/10), apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), à presidência da Casa Legislativa. Ele é o candidato apoiado pelo atual presidente Arthur Lira (PP-AL).
Odair Cunha enfatizou que a decisão de apoiar Hugo Motta é fruto de bastante diálogo dentro da bancada e que espera um pronunciamento da federação PT, PSol e Rede em breve, a previsão é de que os demais partidos da federação anunciem o apoio ainda nesta quinta-feira (31/10).
“Nós tivemos um processo de debate interno na bancada, que não foi só de dois dias, se constrói um processo de alguns meses de diálogo aberto, franco, sincero, sobre o funcionamento da Casa, sobre os espaços de representação, sobre o papel da bancada do Partido dos Trabalhadores, e nós concluímos hoje um processo em que nós tivemos a oportunidade de ouvir todos os postulantes a presidência da Casa, por quem queremos manifestar aqui profundo respeito, tanto pelo deputado Elmar Nascimento, pelo deputado Brito, Antônio Brito, com os quais nós tivemos a oportunidade de dialogar”, indicou o líder do PT.
Também estiveram presentes na reunião os presidentes do Republicanos, o deputado Marcos Pereira, e do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).
A bancada do PT é a segunda maior da Câmara, com 68 deputados. Também confirmaram apoio a Motta nesta semana o PL, MDB, PP, Republicanos e Podemos.
Na terça-feira (29/10), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formalizou o apoio à candidatura de Hugo Motta. Ele tem defendido que o nome do líder do Republicanos é de convergência.
“Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos, com diálogo, leveza e altivez”, disse Lira em pronunciamento.
Além de Motta, estão na disputa pela cadeira de Lira os líderes do PSD, Antonio Brito (BA), e do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). Todos estiveram com a bancada petista para discussão de propostas.
Para ser eleito presidente da Câmara, o deputado precisa de maioria absoluta dos votos, ou seja, 50% dos membros +1. Caso nenhum candidato alcance o número, os dois mais votados irão para um segundo turno.