Projetos que dispõem sobre Regime de Previdência dos servidores do Município são aprovados pela Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou nesta terça-feira (18) dois Projetos de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que dispõem sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais. O Projeto de Lei Complementar nº 002/2025 que busca ajustar as normas previdenciárias ao texto constitucional vigente, e o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025 que institui o Regime de Previdência Complementar no Município, além de incluir outras iniciativas.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei Complementar nº 002/2025, a proposta tem por objetivo ajustar e aprimorar normas previdenciárias aplicáveis aos servidores públicos municipais, promovendo maior segurança jurídica, equidade e adequação aos dispositivos constitucionais e infraconstitucionais vigentes. Ainda segundo o texto, a revisão normativa proposta se faz necessária para corrigir inconsistências técnicas, alinhar os critérios de aposentadoria e benefícios previdenciários às normas federais e fortalecer a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social.

Dentre as principais alterações apresentadas, destacam-se o ajuste nas regras de aposentadoria por incapacidade permanente; a reformulação do cálculo do benefício de aposentadoria; a alteração nos critérios de transição para aposentadoria; a definição expressa das regras de reajuste dos proventos de aposentadoria, além da revisão das regras aplicáveis aos servidores que ingressaram até 31 de dezembro de 2003.

A segunda matéria em votação sobre o tema trata-se do Projeto de Lei Complementar nº 003/2025 que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) no Município de Petrolina e altera dispositivos da Lei Complementar Municipal n.º 32/2021, que instituiu a Reforma da Previdência Municipal. De acordo com a justificativa, a adequação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) municipal à Emenda Constitucional nº 103/2019 é necessária para assegurar a sustentabilidade financeira e atuarial do sistema previdenciário local.

Dentre os pontos trazidos pelo Projeto estão a criação do Regime de Previdência Complementar (RPC), a previsão da adesão automática dos servidores com remuneração superior ao teto do Regime Geral de Previdência Social, especificação das diretrizes do plano de benefícios e regulamentação da escolha da entidade de previdência complementar.

Durante a votação, os Projetos passaram por discussões por parte dos vereadores em Plenário, mas ao final foram aprovados por 15 votos favoráveis, 2 votos contrários, dos vereadores Gilmar Santos e Ronaldo Silva, e uma abstenção, do vereador Gabriel Menezes. As matérias seguem para sanção do Poder Executivo.

Texto e Fotos: Nilzete Brito
Assessora de Comunicação CMP

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online