Jovem talento, Hennry Alves, de 14 anos, mostrou como o esporte pode transformar vidas e abrir caminhos para a juventude nas comunidades
Por Maria Luiza Pereira
Aluno do 9º ano da EREF Monsenhor Manoel Marques representou Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros, em Uberlândia, Minas Gerais. Hennry Alves, 14 anos, é participante do projeto social Artes que Mudam, desenvolvido pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), através do Programa Patrulha Escolar, que atende escolas da rede pública estadual de ensino.
Tendo como ferramenta de transformação social o taekwondo, arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos, o Projeto Social Artes que Mudam vem trazendo oportunidades para crianças e jovens das comunidades da capital pernambucana. Representando o projeto e o Estado, o atleta Hennry Alves foi um dos atletas pernambucanos, a participarem da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que aconteceu no início de outubro, disputando a categoria de peso acima de 66kg.
Hennry mora com a mãe e o irmão no Córrego José Grande, no Alto José Bonifácio. Acorda cedo, se alonga e vai para a escola. Duas vezes por semana, logo após as aulas, ele frequenta assiduamente os treinos de taekwondo. O atleta atualmente é 7º GUB – faixa laranja – no esporte e pratica a modalidade há um ano e dois meses. Para Viviane Alves, mãe de Hennry, essa experiência nova é motivo de felicidade.
O jovem atleta comemora a oportunidade que teve de representar Pernambuco na competição nacional. “A expectativa era muito grande de ir para outro Estado e trazer a medalha de ouro, representando a minha escola”, afirmou Hennry. Ele não trouxe medalha, mas ficou em oitavo lugar na categoria ouro, competindo com jovens atletas de todos os estados do Brasil.
Promovidos anualmente pelo Governo do Estado, os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) 2025 aconteceram em junho. Os campeões da fase estadual representaram o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no mês de outubro. Hennry viajou no dia 13/10, para a competição nacional em MG. A modalidade destinada aos atletas de 12 a 14 anos aconteceu dia 14/10.
Criado em 2023 pelo professor de taekwondo e sargento PMPE De Lima, da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH/PMPE), o Projeto Social Artes que Mudam surgiu como uma extensão da Patrulha Escolar, na Escola Torquato de Castro, em Camaragibe.
“Hoje estamos atendendo em quatro escolas. Temos o cuidado de escolher as instituições em localidades com necessidade de intervenção maior da Corporação. A intenção é que tenham uma atenção diferenciada da Polícia Militar, através da Patrulha Escolar”, afirmou o subtenente Genilson Herminio, da coordenação da Patrulha Escolar.
Blog do Didi Galvão

