O projeto “Geladeira Cultural”, voltado para incentivar a leitura de crianças durante visitação ao Parque Josepha Coelho, precisa renovar o estoque de livros infantojuvenis. A iniciativa é coordenada pelo Transforma Petrolina e conta com doações para repor seu acervo.
O projeto funciona em uma geladeira desativada, que foi cuidadosamente adaptada e estilizada para criar um ambiente acolhedor e atrativo para os pequenos leitores. O espaço conta com cadeiras infantis para proporcionar conforto àqueles que desejam ler e aproveitar o local de forma tranquila. A ideia da Geladeira Cultural é que as crianças retirem os livros, leiam no próprio parque e, em seguida, devolvam para a geladeira para que outras crianças possam utilizar. Essa dinâmica promove a circulação das obras e o acesso contínuo à leitura.
Para apoiar a iniciativa, o público pode doar exclusivamente livros infantis com as seguintes temáticas: histórias fictícias, contos, ilustrações, natureza, caça-palavras, entre outros. As obras devem estar em bom estado de conservação, sem rasgos, rasuras ou páginas danificadas. Não serão aceitas doações de livros para adultos, revistas ou qualquer outro tipo de conteúdo inadequado.
As doações podem ser entregues diretamente na sede do Transforma Petrolina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Todo material passará por uma triagem, e logo em seguida será depositado na Geladeira Cultural. “Esse projeto incentiva nossas crianças a gostarem da leitura de forma divertida e ainda abre espaço para que elas conheçam a sede do Trasforma, que fica logo ao lado”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.
Texto: Nayra Lima – Assessora de comunicação do Transforma Petrolina
Foto: Ascom