Depois de uma década de pausa, Lagoa Grande — município emblemático do Vale do São Francisco, no sertão pernambucano – se prepara para realizar a VinhuvaFest 2025, a tradicional e principal feira-festival de uva, vinhos e negócios do Nordeste e uma das maiores do país, que será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro de 2025. A edição deste ano promete bater recordes de público, investimentos, visibilidade e impacto para o polo vitivinícola regional.
O evento lagoa-grandense foi apresentado, na semana passada, em São Paulo, durante a Prowine 2025, maior feira de vinhos e destilados do país. “Ao apresentar a Vinhuvafest no maior evento de vinhos e destilados do Brasil, só confirma como o nosso município de fato está na moda, atraindo o olhar de diversos investidores. E a VinhuvaFest buscará a consolidação desses resultados estratégicos para fomentar as novas oportunidades de desenvolvimento para o nosso município, integrando o evento ao planejamento econômico local”, considerou a prefeita.
O espaço na Prowine de promoção das marcas produzidas na região e de apresentação da VinhuvaFest, conta com o apoio do Instituto de Vinhos do Vale do São Francisco (Vinhovasf), Governo de Pernambuco, Prefeitura Municipal, entre outras instituições parceiras. O objetivo é apresentar o modelo da VinhuvaFest 2025 ao mercado nacional, atrair investidores e divulgar o polo vitivinícola do Vale. “Estamos promovendo e apresentando essa que é a nossa principal festa. Tenho certeza de voltar com um evento ainda mais consolidado para esse retorno triunfal”, considerou o secretário Valman Rivas, que integra a coordenação executiva do evento.
A prefeita Catharina Garziera, os secretários Jorge Garziera (Segov) e Valman Rivas (Secretário-Chefe do Escritório de Representação Brasília/DF), acompanhados de uma comitiva formada por empresários e instituições do segmento e parte do trade produtor que atua no município e no polo vitivinicultor, representaram Lagoa Grande na Prowine 2025.
Cinara Marques – jornalista