Fonte: Blog do Ricardo Antunes
As investigações a respeito da contratação de uma empreiteira do interior de Minas Gerais – sem sede em Pernambuco – para realização de obras de engenharia pela Prefeitura do Recife, via carona em ata de registro de preços, caminham para identificar o núcleo de comando da empreitada.
De acordo com fontes ligadas às apurações, uma das hipóteses que tem avançado diz respeito às ligações do ex-secretário de Governo da Prefeitura do Recife João Guilherme de Godoy Ferraz com as transações. Ex-manda-chuva na gestão Geraldo Julio, João Guilherme é amigo próximo do empreiteiro Carlos Augusto Góes Muniz (o Guga Muniz), alvo da operação e apontado como principal operador.
Além da amizade entre as famílias, que desfrutam de temporadas de veraneio na casa de Guga Muniz em Serrambi, João Guilherme teria atuado como advogado da Construtora Sinarco, de Minas Gerais, conforme procuração pública.
Em outra oportunidade, ele já veio a público afirmar que não foi advogado do grupo, mas a procuração documenta a relação entre eles.
Além disso, ele é primo – duas vezes – de um dos principais ordenadores de despesas que permitiu os pagamentos da Prefeitura do Recife para as empresas do grupo (a mineira Sinarco e as pernambucanas Alca e Max, todas de Guga Muniz): Osvaldo Hazin de Godoy.
Como gerente de infraestrutura da Secretaria de Saúde – e depois superintendente –, Osvaldo aparece assinando vários boletins de medição das obras realizadas pelas empreiteiras. Os atestes (liquidações) são, na prática, a liberação para o pagamento. Osvaldo deixou a Pasta da Saúde no início deste ano e foi transferido para o cargo de secretário executivo de Inovação Urbana do Recife.
Outra evidência que leva a outro patamar o potencial da investigação diz respeito à participação da empresa Gusmão Planejamento e Obras Ltda. Ela é comandada por Jaime Gusmão que tem vínculos fortes com as administrações do PSB.
A empresa recebe, anualmente, nada menos do que cerca de R$ 20 milhões da Prefeitura do Recife para gerenciar e fiscalizar as obras de manutenção predial, alvo da operação.