Primeiro presidente da Nova República vai para a cadeia

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi eleito em 1989 o primeiro presidente da chamada Nova República. Após 21 anos de Regime Militar e de 5 do governo de José Sarney, Collor chegou naquele ano como o ‘Salvador da Pátria’ segundo a novela da rede Globo. A Globo apresentou Fernando Collor como o ‘Caçador de Marajás’, no mesmo período em que Sassá Mutema, personagem da novela das 8, se transformava no herói nacional.

Fernando Collor derrotou Lula no segundo turno das eleições de 1989, assumiu a presidência já confiscando as cadernetas de poupança de milhões de brasileiros. Pouco tempo depois, enfrentou uma série de acusações que surgiram de dentro de sua casa. Foi o início das inúmeras manifestações em várias cidades do Brasil e os ‘caras pintadas’ ganhando protagonismo. A força das ruas fez a Câmara abrir processo de investigação contra Collor, antes do processo final, Fernando renunciou à presidência.

Collor volta a exercer mandato após ser eleito Senador da República por seu Estado, período em que se aproximou dos governos de Lula e de Dilma e teria comandado esquema de corrupção na BR Distribuidora. No mandato de Senador, Collor retornou a amizade com o conterrâneo Renan Calheiros e chegou a fazer defesa pública a José Sarney. O salvador da Pátria apresentado pela rede Globo em 1989 se transformou na grande decepção do povo brasileiro.

Na Nova República, o Brasil vive grandes decepções, o primeiro presidente eleito pelo voto direto tem o mandato cassado e agora é preso. O trabalhista que foi derrotado por esse presidente no segundo turno foi o primeiro a experimentar cadeia por possíveis práticas de corrupção. Collor vai para a cadeia onde esteve Lula, os dois protagonizaram memoráveis embates no segundo turno da primeira eleição presidencial após o Regime Militar.

Verifique também

Governo Federal prepara editais para obras da ferrovia Transnordestina em Pernambuco

Empresas que darão continuidade às obras remanescentes serão contratadas em dezembro Brasília (DF) – A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online