Em conversa com o presidente norte-americano, chefe do Executivo defende fim da sobretaxa remanescente de 40% sobre os produtos nacionais e propõe uma parceria para o combate ao crime organizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, ontem, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem conversou sobre a retirada de sobretaxa aos produtos brasileiros e uma maior cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado. A ligação ocorreu por volta do meio-dia, durou 40 minutos, enquanto Lula estava em Recife para uma série de entregas no estado.
“O presidente indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas”, disse o Planalto, em nota, sobre a conversa entre Lula e Trump. “Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, acrescentou o comunicado.
Trump, em evento na Casa Branca, por sua vez, voltou a elogiar o petista e afirmou que a “conversa foi muito boa” e que ele gosta de Lula. “Tivemos uma ótima conversa. Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções porque, como vocês sabem, impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram. Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele. Já tivemos algumas boas reuniões, e, hoje, tivemos uma conversa realmente muito boa”, declarou.
Blog do Didi Galvão

