A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, informa aos produtores do município que já está disponível o atendimento presencial aos agricultores que desejem emitir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais, para o exercício do ano de 2025 (CCIR). O documento que é fornecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e é necessário para comprovação de regularidade e o registro de um imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural.
O documento é essencial para as mais diversas operações que envolvam a propriedade rural, como venda, transferência, hipoteca, arrendamento, desmembramento e partilha, bem como, em alguns casos, necessários para obtenção de empréstimos e financiamentos que exijam a garantia de imóvel. Além disso, o Cadastro deve ser renovado anualmente, tendo a sua validade concedida após a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais.
A emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais poderá ser feita de forma online, através da plataforma do site do Incra (https://www.gov.br/incra/pt-