PETROLINA
ARARIPINA




Prefeitura de Petrolina promove conferência para discutir políticas públicas e direitos das mulheres

Em um momento marcado pela escuta, reflexão e construção coletiva, mulheres de diferentes trajetórias se reuniram na Faculdade de Petrolina (Facape), na última segunda-feira (28), para pensar juntas os caminhos para um futuro mais justo e igualitário. A 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foi mais que um evento: foi um espaço de afirmação de direitos, de diversidade e de fortalecimento da democracia.

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência teve como objetivo integrar propostas que ampliem e fortaleçam as políticas públicas voltadas às mulheres. Em sua essência, o encontro reafirma o compromisso com a equidade de gênero, o combate à violência e a promoção de ações que respeitem a pluralidade de vozes femininas. “É muito importante termos um espaço de fala, para que a gente possa fazer com que as nossas lutas diárias do movimento, que evidenciam tantas necessidades, estejam de fato na pauta. Que a gente possa ser atuante também nessa transformação que tanto buscamos para melhorar a vida e a qualidade de vida das nossas mulheres, sejam elas petrolinenses ou pernambucanas”, destacou Lorena de Alencar, presidente do Instituto Sociocultural do Movimento de Mulheres do Sertão de Pernambuco.

Durante a programação, os debates foram organizados em cinco eixos temáticos, que abordaram desde a participação das mulheres nos espaços de poder, até o enfrentamento das violências, a autonomia econômica, os direitos sexuais e reprodutivos e as políticas inclusivas com base na interseccionalidade. As propostas construídas serão levadas às etapas estadual e nacional, fortalecendo o protagonismo das mulheres na formulação de políticas públicas.

A conferência também reforçou a importância do diálogo entre poder público e sociedade civil, incentivando a criação e o fortalecimento de conselhos, secretarias e redes de apoio às mulheres. Em Petrolina, o evento reafirmou o compromisso coletivo com um futuro em que a igualdade de direitos seja vivida na prática, em todos os territórios e para todas as mulheres.

Verifique também

Governo Lula é desaprovado por 53% e aprovado por 42%, diz PoderData

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 53% dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online