Prefeitura de Petrolina lança plano de ações para lidar com bebidas alcoólicas adulteradas com metanol

Plano intersetorial reúne órgãos municipais para prevenir intoxicações e garantir segurança à população

A Prefeitura de Petrolina lançou, nessa quarta-feira (08), uma série de ações que devem ser tomadas em casos de intoxicação por metanol, o documento foi intitulado como ‘Plano de Resposta Rápida: Diretrizes Operacionais e Estrutura de Governança Intersetorial para a Gestão do Risco de Intoxicação por Metanol em Bebidas Alcoólicas’. O plano, coordenado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), foi desenvolvido como uma estratégia de prevenção e resposta rápida diante do risco de circulação de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, uma substância altamente tóxica e perigosa para o consumo humano.

As ações incluem a comunicação imediata e padronizada entre os órgãos em caso de suspeita; interdição preventiva e apreensão de bebidas suspeitas; rastreamento da origem dos produtos para identificar onde foram fabricados ou distribuídos; identificação de sinais de adulteração nas bebidas; definição de critérios técnicos e protocolos claros para facilitar o trabalho das equipes de fiscalização e saúde; orientação sobre como a população pode ajudar a identificar e denunciar casos suspeitos.

O Plano de Resposta Rápida estabelece medidas integradas entre diferentes secretarias e órgãos municipais para agir de forma imediata diante de qualquer suspeita de bebida adulterada em Petrolina. Além da Vigilância Sanitária, o plano conta com a atuação conjunta da Secretaria de Saúde; Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON); Guarda Civil Municipal; Secretaria de Desenvolvimento Rural; Agência Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Comunicação.

Esse trabalho visa garantir que, ao primeiro sinal de alerta o município haja rapidamente para proteger a população. A elaboração do plano mostra o compromisso do município com a saúde pública, a prevenção e a resposta rápida a possíveis emergências sanitárias. A finalidade da articulação intersetorial é antecipar os riscos e garantir que todos os setores hajam de forma coordenada. Com esse trabalho articulado, a Prefeitura reforça o compromisso de cuidar da saúde dos petrolinenses e garantir segurança no consumo de produtos que chegam até a mesa da população.

O que é o metanol e por que é perigoso? O metanol é um tipo de álcool industrial, utilizado principalmente como solvente e combustível. Quando ingerido, mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, danos neurológicos, insuficiência renal, coma e até a morte. Casos de intoxicação por metanol, geralmente causados por bebidas adulteradas vendidas ilegalmente, já foram registrados em várias cidades do país, levantando o alerta para os órgãos de saúde.

Assessoria de Comunicação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária

Verifique também

Defesa Civil na Escola forma jovens multiplicadores da cultura de prevenção

No fim de semana em comemoração ao Dia das Crianças, o Ministério da Integração e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online