Ao longo do mês de agosto, a Prefeitura de Petrolina intensificou a retirada de plantas aquáticas, do tipo baronesas, da margem do Rio São Francisco. A ação faz parte do cronograma de serviços do programa Operação Drenagem, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu). Os trabalhos foram realizados na Porta do Rio, ponto das barquinhas e Orla II e seguirão ainda no mês de setembro.
Quem passa pela ponte que liga Petrolina a Juazeiro ou passeia pela orla da cidade pernambucana, pode notar os impactos positivos desse trabalho. Toneladas de material orgânico foram retirados do rio, deixando a paisagem do maior cartão-postal do município, ainda mais bonito.
Para chegar a esse resultado, uma força-tarefa é realizada com máquinas e trabalho manual da equipe de limpeza de canais e áreas de drenagem. Com o nível do rio mais baixo, a equipe conseguiu alcançar pontos de difícil acesso e área de pedras que também vinham acumulando baronesas. Após a remoção e secagem do material recolhido, o conteúdo que restar será encaminhado até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) para o devido processamento.
O trabalho de limpeza e zeladoria seguirá por mais alguns dias do mês de setembro, em virtude do deslocamento de novos ‘blocos’ das plantas aquáticas. Além dos serviços de zeladoria nas margens do São Francisco, a Prefeitura de Petrolina tem atuado na fiscalização para coibir o lançamento de dejetos e no descarte de entulhos e lixo no rio.