A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, intensificou o acolhimento das pessoas em situação de rua, sobretudo, neste final de ano. A ação está sendo conduzida pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Centro Pop e Abrigo Municipal.
A proposta é percorrer os principais pontos da cidade realizando abordagem junto a população em situação de rua. Em ação realizada na última semana, foram feitas 48 abordagens, dessas 14 pessoas (duas mulheres e 12 homens) aceitaram o acolhimento. Quando isso ocorre, as pessoas são encaminhadas para o Abrigo Municipal.
Nesse equipamento os acolhidos contam com uma equipe multidisciplinar, cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além de receberem orientação para adquirir a documentação pessoal, fazer inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, ter acesso a serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornar ao mercado de trabalho.