Um incêndio na vegetação atingiu a área de captação de água de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, causando danos significativos à estrutura do sistema de abastecimento. Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do fogo.
De acordo com as informações apuradas, as chamas provocaram a destruição da tubulação e danificaram totalmente a parte elétrica que segue até a bomba de captação, comprometendo o funcionamento do sistema. Com isso, o abastecimento de água no município foi ainda mais afetado.
Equipes técnicas estão atuando na substituição da encanação danificada e na troca da fiação elétrica. Profissionais das cidades de Salgueiro, Belém do São Francisco e Cabrobó trabalham de forma conjunta para dar celeridade aos serviços, com o objetivo de restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.
Diante da situação, o prefeito Calby Carvalho, sensibilizado com os transtornos enfrentados pela população — que já vinha sofrendo com dias de abastecimento irregular —, disponibilizou 8 carros-pipa para amenizar a falta d’água e garantir o atendimento emergencial às comunidades afetadas.
“Disponibilizamos oito pipas para fazer o abastecimento de algumas localidades mais afetadas da cidade. Colocamos também algumas caixas d’água em alguns pontos estratégicos. Ressaltamos ainda que o abastecimento de água na zona rural está em dias, sem nenhuma carência ou deficiência. Agora temos também o distrito de Riacho Pequeno que também depende do abastecimento do pipa.” – disse o gestor ao Blog do Didi Galvão.
Blog do Didi Galvão

