O Sertão do Araripe pernambucano tem um colégio eleitoral de 251.915 eleitores; 42,26% desse total (106.471) estão concentrados nos municípios de Araripina e Ouricuri. Os prefeitos desses municípios estão em seu primeiro mandato como gestores municipais; ambos já fizeram declarações públicas em relação a apoios para candidatos ao Governo do Estado e Deputados no pleito eleitoral de 6 de outubro do ano de 2026.
Evilásio Mateus de Araripina e Victor Coelho de Ouricuri têm tarefas semelhantes no pleito eleitoral do ano que vem. Ambos terão como principal desafio enfrentar seus antecessores que sairão candidatos; tanto Raimundo Pimentel, ex-prefeito de Araripina, quanto Ricardo Ramos, ex-prefeito de Ouricuri, vão tentar vaga na Alepe.
Victor Coelho já anunciou apoio à reeleição da Governadora Raquel Lyra; ele apoia para deputado estadual Kaio Maniçoba. Já Evilásio Mateus declarou apoio ao pré-candidato João Campos, ao mesmo tempo que vai apoiar a reeleição da deputada estadual Roberta Arraes. Evilásio enfrentará uma tarefa mais difícil do que seu colega Victor Coelho, pois sua candidata apoiará a concorrente de seu principal opositor.
Araripina tem um colégio eleitoral com 58.747 eleitores, o que significa 23,32% do total de cidadãos aptos a votar em todo Sertão do Araripe. Já a terra dos Voluntários da Pátria tem 18,94% dos eleitores da região. Os dois municípios são vistos como centros importantes na busca de votos; tanto Raquel Lyra quanto João Campos já fizeram visitas este ano. Evilásio é visto como peça importante para João, assim como Victor é para Raquel.
Portanto, olhos voltados para Ouricuri e Araripina. Os dois principais municípios do Sertão do Araripe estão no centro das atenções da política pernambucana. Evilásio Mateus em confronto direto com Raimundo Pimentel em Araripina, e Victor Coelho em mais embate com Ricardo Ramos em Ouricuri. Nos confrontos diretos até agora, tudo igual entre Mateus e Pimentel e Victor e Ramos. 2026 é tira-teima de verdade.
Blog do Didi Galvão

