A governadora Raquel Lyra (PSD) esteve longe de cair nas graças do eleitorado de Salgueiro nas eleições de 2022. No primeiro turno, ficou com a 5ª votação, apenas 5,32% do total de votos válidos apurados, abaixo da votação de Anderson (6,52%), Danilo (20,27%), Miguel (33,41%) e Marília (33,45%). No segundo turno não foi diferente, a então candidata pelo PSDB ficou com apenas 36,24% diante dos 63,76% de Marília Arraes (Solidariedade).
Raquel resolveu apostar todas as fichas no aliado do segundo turno, Fabinho Lizandro. A governadora participou até da convenção partidária que homologou a candidatura de Fabinho para prefeito da cidade em julho de 2024. Com apoio marcante do Governo do Estado e a presença da própria governadora, Fabinho foi eleito prefeito da maior economia do Sertão Central de Pernambuco. Final da apuração, Fabinho 58,42% e Dr. Marcones 40,43% dos votos.
Raquel mantém a pegada junto ao amigo Fabinho Lizandro, presente na cidade e com ações do Governo em favor da população. Não há uma movimentação de Raquel pelo Sertão em que ela não dê uma paradinha em Salgueiro, sendo uma das cidades mais visitadas pela governadora em todo o Estado. Para muitos, o que representa prestígio do prefeito Fabinho significa ausência da gestora em outros municípios da região.
Esse bom entrosamento entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito Fabinho Lizandro abre perspectivas de boa votação da gestora estadual que sairá candidata à reeleição. Por outro lado, em pleno solo salgueirense, o prefeito Fabinho Lizandro, mesmo tendo conhecimento das movimentações, não impediu que a governadora fosse vaiada em evento com João Campos e Lula em maio de 2025.
Como historicamente o PSB domina as eleições no município de Salgueiro, levando em consideração as vitórias de Eduardo Campos, Paulo Câmara e mais recente de Marília com apoio dos caciques da legenda, o prefeito Fabinho passa a ter a obrigação de colocar seu prestígio em favor da candidatura de reeleição da governadora Raquel Lyra. Em caso de uma derrota de Raquel em Salgueiro, a fatura vai ser debitada na conta do prefeito Fabinho.
Blog do Didi Galvão

