Povo Atikum repudia ausência de políticas públicas voltadas à população indígena em Salgueiro

O povo indígena Atikum, localizado no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, tornou pública uma nota de repúdio à gestão municipal, denunciando a inatividade e a ausência de políticas públicas voltadas à população indígena. Segundo o posicionamento, a prefeitura de Salgueiro tem falhado em garantir ações efetivas de valorização, respeito e reconhecimento da cultura originária no município.

De acordo com a manifestação, as iniciativas de valorização cultural direcionadas aos povos indígenas tornaram-se praticamente inexistentes. O povo Atikum também critica o uso da mídia de forma considerada “colonial”, que, segundo eles, contribui para a invisibilização da cultura indígena e apaga a presença e a rotina dos povos originários na história e no cotidiano do cidadão salgueirense.

Na nota, o povo Atikum reivindica reparação histórica, respeito e atitudes concretas que demonstrem uma verdadeira parceria entre o poder público e a população indígena. Eles ressaltam que é dever da prefeitura e das demais instâncias do poder público contar e valorizar a real história do município, reconhecendo o papel fundamental dos povos originários na construção de Salgueiro.

Por fim, o povo Atikum cobra que o comprometimento da gestão municipal com a cultura indígena deixe de ser apenas discurso e passe a se materializar em ações práticas, políticas públicas efetivas e reconhecimento institucional, garantindo visibilidade, dignidade e respeito à população indígena do município.

Verifique também

Câmara de Petrolina presta homenagem ao Programa Guardiãs idealizado por Fabiana Rolim e aprova projeto que concede Medalha Dom Malan

A Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina por meio de Requerimento da veredora Claudia Ferreira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online