‘Possivelmente serei candidato’, diz Lula sobre eleições de 2026

O presidente tem sinalizado que pretende disputar um quarto mandato se estiver com saúde, mas ainda não cravou sua decisão a um ano do pleito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite desta quinta-feira (16/10), que “possivelmente” será candidato à reeleição em 2026. Ele voltou a indicar que a decisão final será tomada pelo seu estado de saúde.

“Eu possivelmente – serei candidato a presidente outra vez, se eu estiver com saúde”, declarou Lula, na abertura do 16º Congresso do PCdoB, realizado em Brasília. “Eu tenho disposição para mais umas cinco eleições. Podem ficar tranquilos”, destacou.

“Mas eu vou ser candidato para quê? Para continuar falando de Bolsa Família ou Luz para Todos? Eu preciso pensar um país maior, um país em que o povo seja capaz de compreender o país que a gente está propondo. Não pode ser um país que o povo não queira conhecer e não queira construir. Tem que ser um país que as pessoas acreditem que possa ser construído”, acrescentou.

Lula ainda fez uma autocrítica. “Muitas vezes eu acho que a nossa linguagem, que o nosso discurso, está muito distante do nível de compreensão de milhões de pessoas que gostariam de nos escutar”, completou o presidente, indicando que a esquerda falha ao não se comunicar, por exemplo, com os evangélicos.

Lula tem sinalizado que deve tentar um quarto mandato nas eleições de 2026, mas evita cravar uma decisão nesse momento.

No evento, o petista cobrou que partidos da esquerda se organizem para lançar o máximo de candidatos nas eleições de 2026 e conseguir, dessa forma, ter maioria no Congresso Nacional. De acordo com ele, “as pessoas se autolançam candidato e impõem ao partido sua candidatura”, o que acaba sendo prejudicial no resultado. “Nem sempre o partido pode escolher o melhor, nem sempre”, reclamou.

“Nós vamos ter uma disputa da extrema direita contra a esquerda e contra a democracia, porque quem é deputado sabe que o Congresso nunca esteve tão ruim como está hoje. Com gente que não está qualificada para ser deputado a não ser para fazer provocação e para fazer pergunta com o desgraçado do celular na mão só para fazer propaganda nas redes. Não está preocupado com a resposta ou com o debate.

O tom de reclamação da composição do Congresso Nacional foi semelhante à crítica direcionada pelo presidente no dia anterior, em evento com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). “O Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, disse na ocasião.

Verifique também

Reconhecimento: governadora Raquel Lyra recebe comenda do Senado Federal por avanços na alfabetização em idade certa

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (13), a comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online