Desde a campanha presidencial em 2022 que a senhora Janja da Silva tem sido presente em eventos públicos ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, após a vitória do marido Janja começou a preparar a festa de posse de Lula para o terceiro mandato. Foi quando Janja foi mostrando como era o seu estilo, inclusive em assuntos ligados ao gabinete presidencial.
A influência de Janja no governo do presidente Lula vinha gerando comentários e insatisfação dentro do próprio governo, até mesmo em assuntos internacionais a primeira dama abria a boca e metia o bedelho. A primeira-dama protagonizou um climão no encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e a delegação brasileira ao pedir a palavra para falar dos efeitos nocivos da rede social chinesa TikTok.
A agressão da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao empresário Elon Musk pode ter sido a causa principal que impactou negativamente as relações do Brasil com o governo de Donald Trump, que vem investindo pesado contra o governo de Lula. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha feito defesa em público de sua esposa, dizendo que ela iria continuar assim, fazendo o que gosta e falando o que tem vontade.
Na verdade Janja aparecia nos eventos públicos sempre dançando, o que muitos vias como comportamento nada adequado para uma primeira dama. Possivelmente o efeito extravagante de Janja tenha provocado desgaste a imagem de Lula, o que explicaria a baixa popularidade do presidente até no meio do eleitorado fiel. A verdade é que Janja anda sumida, isso pode ser proposital para quem sabe recuperar a imagem de Lula.
Não vi nenhuma reportagem sobre a morte da criança de 10 anos em Belém de São Francisco. Por quê?