Moradores de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, estão manifestando indignação com a falta de controle e segurança diante da crescente presença de andarilhos, moradores de rua e usuários de drogas na cidade. A situação tem gerado desordem e constrangimento, com diversos atos de vandalismo, violência e comportamentos impróprios sendo registrados, principalmente em áreas públicas.
Imagens recentes de câmeras de segurança e captadas por moradores através de celulares e enviadas à redação do Blog do Didi Galvão, mostram episódios chocantes. Em um deles, um casal de andarilhos foi flagrado fazendo suas necessidades fisiológicas ao lado de uma residência no centro da cidade, por volta das 17h. O caso ganhou ainda mais repercussão porque a mulher envolvida chegou a tirar toda a roupa, enquanto pedestres passavam pelo local.
Outro registro que causou revolta e desconforto foi de uma mulher em situação de rua ‘fazendo o nº 2’ na Praça da Prefeitura, em pleno sábado de feira, às 16h, momento em que o local estava movimentado.
A presença de andarilhos e usuários de drogas, especialmente na Praça de Alimentação, tem afastado frequentadores e diminuído o movimento. “Eu mesmo evito ir à Praça de Alimentação, porque lá você não consegue ficar em segurança junto a sua família, sempre tem um pedinte ou usuário no seu pé, muitos deles se revoltam e xingam quando lhe é negado o que pedem.”
Os moradores pedem que as autoridades municipais tomem providências urgentes, como reforço na segurança pública através da Polícia Militar -já que não há Guarda Municipal-, assistência social para os vulneráveis e ações de fiscalização para combater o uso de drogas e os atos de vandalismo na cidade. “Queremos que Cabrobó volte a ser um lugar seguro para todos“, ressaltou um morador.