Pontapé inicial do Festival Pernambuco Meu País terá shows e programação multicultural

Benil, As Januárias, Waldonys e Banda e Dorgival Dantas são as atrações que subirão ao palco Pernambuco Meu País, a partir das 20h; quinta edição do Festival Café Cultural acontece em conjunto

O pontapé inicial para a primeira edição do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) acontece em Taquaritinga do Norte, a partir das 11h desta sexta-feira (12). Ao longo do dia, o público local e turistas poderão conferir, de forma gratuita, diversas manifestações culturais que marcam a identidade do estado, além de garantirem diversão e muita dança com quatro shows no período da noite, no palco que leva o mesmo nome que o festival. O evento, que acontecerá em conjunto com a quinta edição do Festival Café Cultural, contará com 80% de artistas locais, beneficiando 700 mil pernambucanos de forma direta.

No centro comercial de Taquaritinga do Norte, que tem como destaque suas belezas naturais e igrejas centenárias, bem como a produção do grão de café, estará montado o “País Matrizes do Forró”, que receberá duas apresentações: Trio Camaleão, às 11h; e Pablo Rabeca, às 13h.

Pela tarde, cinco grupos se apresentam no “País das Culturas Populares”, exaltando o DNA da terra que tem entre seus principais marcos a pluralidade no critério da arte. O bloco Compositores e Foliões “puxa” o público a partir das 13h, enquanto Noé da Ciranda chega às 14h; Caboclinho Tupinambá do Recife se apresenta às 15h, e é responsabilidade do Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá animar o público presente a partir das 16h; por último, Ciranda Terno da Mata encerra a sequência de manifestações populares, começando a despedida às 17h20.

Emendando a festividade, a partir das 19h, o Cortejo Brincantes toma vida. Boi Fantástico, Caboclinho União Sete Flexas, Grupo Afojubá Batuque, Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, respectivamente, levam encanto aos presentes.

No polo Pernambuco Meu País, às 20h, Benil dá início aos shows noturnos; na sequência, às 21h30, As Januárias embalam o público; às 23h é a vez de Waldonys e Banda; e, por fim, Dorgival Dantas agita a partir da 0h30.

Programação formativa

Pegando gancho na passagem pela terra do café, que é responsável por produzir o grão com uma qualidade que coloca Taquaritinga do Norte em dimensões internacionais, a programação tem ainda uma oportunidade de formação imperdível.

Na Praça Padre Otto Sailler, a partir das 17h, acontece o Fórum de Mercado em Arte e Cultura – A Gastronomia como Empreendimento Cultural. No evento, Romualdo Souza, Lidiane Santos e Renata Silva coordenam um bate-papo intitulado “O protagonismo do produtor na cadeira do café.”

Festival Pernambuco Meu País

A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País passará, entre os dia 12 de julho e 1º de setembro, respectivamente pelos municípios de Taquaritinga do Norte, de 12 a 14 de julho; Bezerros/Serra Negra, de 19 a 21 de julho; Gravatá, de 26 a 28 de julho; Pesqueira, de 2 a 4 de agosto; Caruaru, de 9 a 11 de agosto; Triunfo, de 16 a 18 de agosto; Arcoverde, de 23 a 25 de agosto; e Buíque, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Nas oito cidades, serão realizados shows, espetáculos teatrais e circenses, exposições visuais, mostras de cinema, intervenções artísticas e atividades de linguagens como artesanato, design e moda, gastronomia e literatura, de forma gratuita, para todas as idades.

A primeira edição do evento conta com 11 polos: o Palco Pernambuco Meu País, País do Cinema, País da Literatura, País Matrizes do Forró, País dos Artesanatos, País das Culturas Populares, País do Circo, País da Cultura Alimentar, País das Artes Cênicas, País das Conexões Visuais e País das Conexões Criativas, que têm como objetivo promover a conexão de linguagens artísticas pernambucanas e nacionais, bem como apresentar à população do estado e turistas, de forma lúdica e comunicativa, uma conexão entre as regiões, cidades, identidades, gêneros, conceitos artísticos e dinâmicas do fazer de um povo que, historicamente, tem a sua cultura como parte da identidade de estado-país.

O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Verifique também

31ª Agrinordeste: ‘Carreta Agro’ oferece tour imersivo em iniciativa inédita em Pernambuco

A 31ª Agrinordeste, que acontece de 7 a 10 de novembro no Centro de Convenções …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *