Policiais de Pernambuco são capacitados pelo Google Brasil para orientarem a população sobre segurança de celulares

Workshop inédito no Estado abordou as novas funcionalidades de segurança do Android, incluindo medidas contra roubo e furto. Agentes das Operativas da SDS já colocarão em prática o novo aprendizado no Carnaval 2026

Em iniciativa inédita no território pernambucano, o Google Brasil, em colaboração com a Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou capacitação para os integrantes das forças policiais do Estado sobre as novas funcionalidades de segurança dos celulares Android. O objetivo é que os integrantes das Polícias Militar e Civil de Pernambuco estejam aptos a orientar a população a usar essas ferramentas para proteger seus dados e dispositivos, antes ou após uma ocorrência de crimes como roubo ou furto dos celulares.

Coordenado por especialistas do Google, o workshop foi realizado nesta quarta-feira (11) no auditório da SDS, na área central da Capital do Estado, quando foram capacitados 120 agentes das Polícias Militar e Civil de forma presencial. O evento também foi transmitido online para demais integrantes das Operativas da SDS. Na ocasião, os policiais receberam informações sobre os procedimentos de ativação das funcionalidades em cenários de roubo, como mecanismos de bloqueio de tela à distância por meio de recursos baseados em inteligência artificial para a proteção da conta Google dos usuários e o impacto dessas medidas na prevenção de danos em situações de emergência.

O aprendizado será mais uma ferramenta para auxiliar os profissionais da segurança pública no combate aos Crimes contra o Patrimônio em Pernambuco, e será colocado em prática na Operação Carnaval 2026, nos principais polos de animação da Região Metropolitana e Interior. A nova ação será complementar ao Programa Alerta Celular da SDS, uma iniciativa consolidada que tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de aparelhos roubados ou furtados, facilitando a ação das forças policiais.

“Hoje é um dia importante para as forças de segurança aqui de Pernambuco. O Google está participando deste workshop para orientar nossos policiais sobre como proceder em casos de roubo ou furto de aparelho de celular, para que possam orientar as vítimas, seja para localizar o aparelho que foi subtraído, seja para evitar essas subtrações; ou, ainda,  para recuperar a conta, dificultando acesso a informações sensíveis do cidadão. Começaremos com a atuação nos festejos de Momo, fortalecendo ainda mais essa conexão das forças de segurança com os foliões que vêm aproveitar o melhor Carnaval do Brasil”, pontua o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro.

“Um  evento muito proveitoso, tendo em vista que apresentou algumas ferramentas que têm, sobretudo, o objetivo de proteger os dados dos usuários no primeiro momento, quando ele for vítima de roubo ou de furto, utilizando inteligência artificial e unindo informações referentes ao comportamento do deslocamento do aparelho ao status do dispositivo. Isso ajudará bastante a reforçar a segurança, porque evitará que o criminoso acesse o aparelho para fazer operações ilícitas”, considerou o coordenador de análise criminal da Polícia Militar, tenente-coronel Jonas Moreno.

“As tecnologias contra roubo presentes nos celulares Android são um dos fatores que podem contribuir significativamente para a redução do número de roubos ou furtos de celulares no Brasil. Para auxiliar nesse processo, mais de 800 agentes da segurança pública de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Cuiabá já participaram de capacitações sobre as ferramentas, desde janeiro de 2025, com resultados bastante expressivos no último Carnaval em relação às ativações e ao uso dessas funcionalidades”, afirmou o especialista em comunicação jurídica do Google no Brasil, Antônio Trigueiro, que coordenou o workshop em Pernambuco juntamente com o gerente de parcerias técnicas de Android para a América Latina, Fabrício Ferracioli.

INOVAÇÃO – As ferramentas de proteção contra roubo desenvolvidas para os dispositivos Android foram lançadas no Brasil em 2024, impactando substancialmente na proteção aos aparelhos de seus usuários e oferecendo, portanto, uma camada extra de segurança para que a população tome medidas de proteção de forma mais simples e, assim,  reduza o  risco de mais prejuízos, como a invasão de contas de banco e roubo de contas de e-mail. Dessa forma, todo o conteúdo do celular, incluindo contas, aplicativos e fotos, ficam protegidos.

Verifique também

Prefeitura de Petrolina realiza melhorias de estradas da zona rural após chuvas

Após o grande volume de chuvas que ocorreram no último final de semana no município, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online