A Polícia Civil de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (9), a Operação de Polícia Judiciária Golpe Final, com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso responsável por diversos homicídios associados à disputa por território do tráfico de drogas no município de Moreno, Região Metropolitana do Recife.
O principal alvo da operação foi um homem de alta periculosidade, que teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele é investigado por envolvimento direto em vários homicídios, entre eles o assassinato de Marlon Alexandre Neto de Araújo, ocorrido em 27 de agosto de 2024, no bairro do Totó, no Recife. Esse último crime foi executado com extrema violência e forte aparato bélico, contando com ao menos quatro autores armados, encapuzados e com coletes balísticos.
Durante o cumprimento dos mandados, também foram apreendidas armas, munições, aparelho celular e dinheiro em espécie. A ação resultou ainda na prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, agravando a situação jurídica do preso.
A operação também destaca a prisão anterior de outro homem, irmão do atual capturado, detido em fevereiro de 2025 durante diligências da DHMS, também por posse de munições de uso restrito. A captura de ambos revela o envolvimento sistemático do grupo familiar no tráfico local, com estrutura armada própria.
Coordenada pelos Delegados Yara Rodrigues, Douglas Camilo e Cláudio Neto, a ação foi conduzida pela 13ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), com apoio da 14ª DPH, da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul (DHMS), da Unidade de Operações Táticas – CORE/UNIOT e do Núcleo de Inteligência do DHPP (NI/DHPP).
A operação é fruto de investigação contínua, monitoramento estratégico, análise de inteligência e integração entre unidades especializadas, dentro das diretrizes estabelecidas pela DIRESP/PCPE (Diretoria Integrada Especializada) para o enfrentamento qualificado da criminalidade violenta.
Material apreendido:
– 01 pistola Taurus calibre .40
– 04 carregadores calibre .40
– 43 munições calibre .40
– 01 revólver calibre .38
– 14 munições calibre .38
– 01 aparelho celular
– R$ 770,00 em espécie
Ascom – PCPE