Com o registro de denúncias anônimas, desde o seu lançamento em julho de 2025, a plataforma já contabiliza 453 denúncias e prisões envolvendo os crimes de violência doméstica e tráfico de drogas
Com o objetivo de modernizar o registro de crimes, a plataforma Denúncia Interativa, idealizada pela Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), tem se destacado como uma importante ferramenta de apoio à segurança pública. Desde o seu lançamento em julho de 2025, já foram registradas 454 denúncias.
O sistema permite o registro de denúncias feitas de forma 100% sigilosa e anônima através de áudio ou preenchimento de formulário virtual. Por meio de informações recebidas, já foram realizadas prisões relacionadas á violência doméstica e tráfico de drogas.
“A plataforma foi criada e pensada para ter um alcance maior perante toda a população do Estado de Pernambuco. A ferramenta gera mais praticidade para o envio de informações e denúncias de crimes”, pontuou o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco.
Em busca de ampliar o acesso da população, a plataforma Denúncia Interativa foi acolhida pelas empresas rodoviárias e pelo Serpe, sindicato que representa o setor. Os ônibus das empresas contam com um QR Code, que ao apontar a câmera do celular, leva o usuário até a plataforma para registrar a sua denúncia de maneira ágil e segura.
O serviço é uma ferramenta importante para prevenir, apurar e reprimir crimes e contravenções penais. Além da plataforma, a população também pode usar outros canais de denúncia da Ouvidoria como o email ouvidoria@sds.pe.gov.br, o telefone 0800 081 5001, o WhatsApp (81) 99488-3455 e o Disque Denúncia 181.
Blog do Didi Galvão

