A Polícia Federal destruiu no dia 23/4 cerca de 23 mil pés de maconha em uma roça pronta numa localidade rural em Belém do São Francisco/PE. Também foram encontrados na localidade cerca de 700Kg de maconha pronta para o consumo. Toda a plantação e droga foram incineradas e destruídas no local.
As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, coíbem a produção da droga, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.
Caso os 23 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, poderiam ser produzidas 8 toneladas de maconha.
Essas operações contribuem para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em Pernambuco como também em outros estados da região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas dentre outros crimes violentos que giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa menos um foco de violência.