Petrolina vibra com a 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio e consagra atletas de ponta

A manhã deste domingo (13) foi marcada por um espetáculo de superação e integração em Petrolina, com a realização da 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio. O evento, organizado pela Seiva do Vale, reuniu impressionantes 1.300 corredores, entre amadores e profissionais, que coloriram as ruas da cidade em busca de desafios e resultados. A corrida foi um sucesso absoluto, coroando campeões internacionais, regionais e locais reforçando o compromisso da cidade com o esporte e o agronegócio.

Destaque feminino: Núbia de Oliveira brilha nos 15km Elite

A grande campeã da prova feminina de 15km Elite foi a brasileira Núbia de Oliveira, que celebrou a vitória com muita emoção. “Hoje Deus me abençoou e eu fui campeã nesse evento maravilhoso! Consegui bater a meta e é só gratidão a Deus. O trabalho vem sendo construído e eu tenho certeza que a gente vai dar muitas alegrias ao nosso Brasil”, afirmou Núbia, visivelmente emocionada. Ela fez questão de agradecer a todos que a apoiam, desde seu treinador, professor Ferreirinha, até seus apoiadores, o Exército Brasileiro, seu clube Praia Clube e sua escolinha de atletismo em Jaguarari-BA.

Núbia descreveu a prova como muito rápida. “Foi um evento muito rápido, percurso rápido e a prova também estava muito forte”. Ela destacou o orgulho de ser baiana e campeã em terras pernambucanas. Com um calendário agitado pela frente, Núbia já se prepara para o Troféu Brasil no dia 31 de julho, onde defenderá seu título nos 10.000 metros, e para o Sul-Americano de Rua em agosto, no Rio de Janeiro.

O pódio feminino dos 15km foi completado pelas atletas internacionais: Emily Chebet, da Uganda, em segundo lugar, Vivian Jeftanui Kiplagati, do Quênia, em terceiro, e as também brasileiras Jeane Barreto dos Santos e Aline Prudencio de Freitas, em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Força masculina: Mark Kaptoo domina os 15km Elite

Entre os homens, o ugandense Mark Kaptoo foi o grande vencedor dos 15km da Elite, cruzando a linha de chegada em 43 minutos e 43 segundos. Kaptoo descreveu a corrida como difícil no final. “Foi complicado nos últimos dois quilômetros devido a fadiga, cansaço, dor nas pernas”, mas expressou sua alegria com o resultado. Esta foi a primeira vez que o atleta correu os 15km, já que seus percursos habituais são de 10km e 8km.

O segundo e terceiro lugares no pódio masculino dos 15km na categoria Elite ficaram com os quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei, com o tempo de 43 minutos e 49 segundos, e Wilson Mutua Maina, que completou a prova em 44 minutos e 31 segundos, seguidos por Allan Kemboi Biwott e Collins Kiptoo também do Quênia.

Justino Pedro garante Bolsa Atleta e fala sobre o futuro

Apesar de não ter subido ao pódio, Justino Pedro, medalhista morador de Petrolina, foi o brasileiro melhor colocado nos 15km Elite, garantindo um importante 6º lugar. Seu tempo de 45 minutos o classifica entre os três melhores do Brasil, assegurando a tão desejada Bolsa Atleta para o próximo ano. “É muito importante para a gente e é isso aí, estou feliz por esse resultado”, comentou Justino. O atleta segue agora para representar o Brasil na maratona Sul-Americana em São Paulo, pela seleção, no dia 27 de julho, dando continuidade ao treinamento.

Sucesso e planejamento para 2026

Aldemir Rodrigues, diretor-presidente da Seiva do Vale, celebrou o sucesso da 2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio, já a terceira edição do evento, sendo a segunda com caráter internacional. “Graças a Deus hoje nós estamos realizando a terceira corrida do agronegócio, e a segunda internacional e o comparecimento dos corredores, tanto amadores como profissionais, o pessoal do agro foi muito importante para o sucesso da corrida. Então, estamos muito felizes de ter essa multidão de gente correndo nas ruas de Petrolina”, afirmou Rodrigues.

Com 1.300 inscrições oficiais e a participação de outros tantos corredores, o evento foi um “sucesso absoluto”. Aldemir destacou o feedback positivo dos participantes em relação à organização, segurança do percurso e estrutura oferecida. “A gente sempre procura dar o melhor para toda a população e para todos os corredores”, ressaltou.

Diante do êxito, a Seiva do Vale já se prepara para a próxima edição: “Pode ter certeza que ano que vem tem mais!”.

A premiação da corrida contemplou diversas categorias, incluindo corredores de elite, pessoas com deficiência (PCD) e participantes do agronegócio, com troféus, medalhas e dinheiro.

Vencedores por categoria:

Geral Masculino 5km:
Gleison da Silva Santos
Edimar Ferreira de Lira Souza
Juliano de Araujo
Cícero Evandro Ferreira dos Santos
Rafael Almeida Silvestre

Geral Feminino 5km:
Daiana Justino dos Santos
Lais Dias
Marina Gomes Marçal
Eliene Florêncio da Costa
Teodora Catarina

Geral Masculino 15km:
Lucas Gabriel Santana Rodrigues
Jackson Cícero Pereira da Silva
Elias dos Santos Castro
Leonardo Feitosa
Sivaldo de Souza

Geral Feminino 15km:
Lais Ribeiro Vieira Nazário
Ana Augusta Lima Soares
Joseneide Rodrigues dos Santos
Thais Ribeiro Vieira
Gilderlania Lima de Souza

Categoria PCD Masculino 15km:
Samuel da Silva Araujo
Marcelo da Silva Rumão
Gonçalo Rodrigues da Silva
Antônio Carlos Mendes Alves de Brito
Gabriel Ferreira Lima

Categoria PCD Feminino 15km:
Pamela Maiara Silva Rocha
Nanilza dos Santos Silva
Edna dos Santos Ferreira

Categoria 15 km Triciclo:
Herbeson Monteiro dos Santos

Imagens: Minussi Audiovisual
Assessoria de Comunicação Seiva do Vale/2ª Corrida Rústica Internacional do Agronegócio
Jornalista responsável: Juciana Cavalcante

Verifique também

Abaré-BA: Aldeias indígenas têm documentação regularizada para acesso a políticas públicas rurais

A Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online