A educação de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mais uma vez é destaque nacional. Conforme um novo levantamento da consultoria Macroplan, divulgado em outubro, Petrolina lidera entre as 100 maiores cidades do Brasil em percentual de matrículas na pré-escola. O estudo coloca o município pernambucano no topo do ranking nacional, refletindo o compromisso da cidade com o acesso à educação infantil.
A pré-escola é a fase da educação infantil, que tem como foco o desenvolvimento integral das crianças de até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Em 2010, a cidade ocupava a 40º posição no mesmo levantamento da Macroplan, o que demonstra o avanço consolidado e contínuo promovido pela prefeitura.
Líder pernambucana no Ideb e no Idepe tantos nos anos iniciais e finais, Petrolina tem expandido as políticas públicas focadas na educação básica, o que contribuiu para que a cidade alcançasse uma cobertura elevada e uma qualidade superior no atendimento infantil. O resultado não apenas fortalece a educação municipal, mas também evidencia a importância de políticas consistentes e investimentos contínuos para o desenvolvimento integral das crianças.
“Investir na educação desde os primeiros anos é garantir que nossas crianças tenham uma base sólida para aprender e crescer. Sabemos que uma educação infantil de qualidade faz a diferença não só na vida dos pequenos, mas na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. Nossa prioridade é trabalhar ainda mais para continuar assegurando a universalização da matrícula na pré-escola, mesmo com o ritmo acelerado do crescimento da cidade”, afirmou o prefeito Simão Durando.
Segundo ele, as ações são fruto de planejamento e investimentos em infraestrutura, materiais didáticos pedagógicos, além de assegurar os recursos humanos com constante formação continuada. Atualmente, o plano de expansão de rede conta com mais de dez novas unidades de ensino em construção. “Estamos fortalecendo as escolas, capacitando educadores e criando espaços que ofereçam um ambiente acolhedor e estimulante para as nossas crianças. Esse esforço coletivo é o que nos permite alcançar esses resultados,” concluiu.
Ascom