Petrolina registra queda expressiva nos crimes patrimoniais e avança no combate à violência contra mulheres

Balanço de julho da Secretaria de Defesa Social mostra redução de roubos e furtos; defesa da vida das mulheres segue como prioridade

O fechamento dos indicadores criminais de julho aponta avanços importantes no combate à criminalidade em Petrolina, especialmente na redução dos crimes contra o patrimônio. De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) caíram 44,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, passando de 78 para 43 ocorrências. No acumulado do ano, a redução é de 24,4%.

Entre os destaques, o município registrou em julho quedas significativas nos roubos de veículos (-17,6%), furtos de veículos (-13,6%) e celulares subtraídos (-33,3%). No acumulado de 2025, esses índices também mostram retração: -19,2% nos roubos de veículos, -17,8% nos furtos e -14,7% nos celulares subtraídos.

No enfrentamento à violência contra a mulher, Petrolina apresentou resultados positivos em indicadores críticos. As Mortes Violentas Intencionais (MVIs) contra mulheres caíram 100% em julho, saindo de um caso em 2024 para zero este ano. Os feminicídios também permaneceram zerados no mês, repetindo a marca positiva. No acumulado do ano, o recuo é de 66,7% nas MVIs contra mulheres e de 100% nos feminicídios. A defesa da vida das mulheres é prioridade para o Governo de Pernambuco, que alcançou taxas de resolubilidade de crimes de feminicídio de 97,6% em 2023, 98,7% em 2024 e 86,8% até julho deste ano.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados demonstram a efetividade das ações integradas: “Esses números comprovam que o trabalho estratégico, aliado ao uso da inteligência e à presença ostensiva das forças de segurança, está dando resultados concretos. Seguiremos firmes, com foco na preservação da vida e na proteção da população de Petrolina.”

SERTÃO – Na análise de toda a região do Sertão, o balanço de julho também apresenta resultados positivos na atuação contra a criminalidade, fruto das ações do programa Juntos pela Segurança do Governo de Pernambuco. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) recuaram 29,9% em julho, caindo de 147 para 103 ocorrências, e acumulam queda de 14,7% no ano. Os roubos de veículos diminuíram 11,4% no mês e 12,9% no acumulado. Os celulares subtraídos reduziram 22,1% no mês e 2,9% no acumulado de 2025. No combate à violência contra a mulher, a região registrou recuo expressivo nas MVIs contra mulheres (-80% em julho e -43,6% no acumulado) e queda de 50% dos feminicídios no mês, reforçando a prioridade do Governo de Pernambuco na defesa da vida das mulheres.

Verifique também

Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista conquista Selo Diamante de Transparência Pública, reconhecimento máximo concedido pelos Tribunais de Contas do Brasil

A Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista conquistou, em apenas sete meses …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online