Mais um importante passo foi dado para implantação de um centro oftalmológico público no Sertão do São Francisco. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, formalizou, nesta terça-feira (8), a lavratura da escritura de doação de parte do terreno do antigo Pátio Ana das Carrancas à Fundação Altino Ventura (FAV). A assinatura do documento foi realizada junto ao cartório, garantindo a legalidade e segurança jurídica para a instalação da unidade hospitalar, que será referência em oftalmologia em todo o interior nordestino.
O ato marca o início de uma nova etapa na concretização do hospital, que será construído em uma área estratégica, próxima ao aeroporto, com fácil acesso para moradores de diversos bairros e municípios vizinhos. Com investimento superior a R$ 30 milhões, a unidade terá capacidade para realizar mensalmente até 1.200 cirurgias oftalmológicas, 150 mil exames e mais de 16 mil consultas, além de oferecer serviços de diagnóstico, centro cirúrgico com seis salas, 12 consultórios, auditórios e área de convivência.
A previsão é que a construção comece ainda neste segundo semestre, com prazo estimado de 20 meses para conclusão. Para o prefeito Simão Durando, a oficialização da doação do terreno é um momento simbólico e de grande significado para a cidade.
“Formalizamos, em cartório, a doação do terreno onde será construído o Hospital de Olhos da Fundação Altino Ventura. É a garantia de que esse sonho começa a sair do papel com toda a segurança jurídica. Conhecemos o projeto de perto e demos o primeiro passo para iniciar as obras ainda este ano. Essa conquista vai mudar a vida de milhares de pessoas que antes precisavam viajar até 800 km para um atendimento que agora será oferecido aqui, com a mesma qualidade dos grandes centros”, afirmou o gestor.