O mundo conhece Petrolina como a cidade que mais cresce em todo Nordeste Brasileiro, ainda por sua capacidade de produção de frutas e muitas oportunidades com geração de empregos. Petrolina também desponta como uma cidade que aumenta significativamente a população, sendo atualmente a 3ª maior população de todo Estado de Pernambuco.
O que não dá pra entender é como uma cidade que consegue resultados tão impressionantes, perde espaços quando o tema é representatividade nas discussões políticas. Petrolina já teve governador, senador presidente do Congresso Nacional, ainda teve mais três Senadores da República. Sendo que 2 foram eleitos e outro, assumiu por ser 1º suplente.
Faz muito tempo que Petrolina não se encontra tão pobre em termos de representatividade política como agora, o município não tem uma voz se quer em defesa de seus interesses na tribuna da Assembleia Legislativa. Para não ficar tão despida de representantes na politica, Petrolina conta com dois deputados na Câmara Federal em Brasília.
No ano de 1998 a cidade de Petrolina era uma cidade com 204 mil habitantes, 26 anos depois a população mais que dobrou e hoje já são mais de 414 mil habitantes. Em 1998 foram eleitos por Petrolina, 1 suplente de Senador da República, 3 Deputados Federais e 4 Deputados Estaduais. Naquele ano tinha Zé Coelho; Clementino Coelho; Osvaldo Coelho; Gonzaga Patriota; Diniz Cavalcanti; Ciro Coelho e Ranilson Ramos.
Em 2024 a ‘Terra dos Impossíveis’, não tem nenhum representante na Alepe, uma vez que, o deputado Antonio Coelho está licenciado ocupando cargo no Secretariado do Recife. Fato que chama a atenção é que o petrolinense se acostumou a ter deputados estaduais, e agora não tem nenhum, será que em 2026 esse cenário irá mudar? Só as urnas dirão!