Cerca de 300 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Petrolina concluiram o curso “Mais Saúde com Agente”, programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. A cerimônia marcou um importante avanço na qualificação profissional desses trabalhadores, que desempenham papel fundamental na atenção básica e no enfrentamento de doenças no município.
O curso teve o objetivo de fortalecer as competências técnicas dos agentes, ampliando seus conhecimentos sobre vigilância em saúde, prevenção de doenças , práticas de cuidado no território e estratégias de promoção da saúde. A formação também *atualizou os profissionais* sobre o uso de instrumentos de trabalho, abordagens educativas junto às famílias e integração das ações entre atenção primária e vigilância.
O programa “Mais Saúde com Agente” é considerado o maior curso de formação técnica já realizado para essas categorias no país. Em Petrolina, essa é a segunda formação, o momento representa não apenas a valorização dos trabalhadores, mas também demonstra a capacidade de resposta do município diante de desafios sanitários.
Blog do Didi Galvão

