A Campanha de Vacinação Antirrábica em Petrolina, que está em andamento há pouco mais de um mês, atingiu a meta de imunização de cães e gatos contra a raiva animal, uma doença que pode matar os animais e seres humanos. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os Agentes de Combate às Endemias, que realizaram um trabalho intenso e eficaz de vacinação. Ao todo 43.470 cães e 7.100 gatos já foram imunizados, a campanha de vacinação segue até o dia 23 de dezembro.
A estratégia adotada foi ampla e incluiu ações em diversos pontos da cidade, como visitas porta a porta e atividades em bairros e localidades da zona rural. Essa abordagem garantiu que as vacinas chegassem diretamente aos animais de estimação, independentemente de sua localização, contribuindo para o sucesso da campanha. A vacina seguirá pelo sendo ofertada no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Jatobá, no bairro Pedra do Bode, Nº 01, o órgão funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em horário comercial.
A raiva animal é uma doença grave, que pode ser fatal para humano. Ela é transmitida principalmente por mordidas de cães e gatos infectados, outros animais também podem manifestar a doença. A vacina é a medida essencial para o controle e prevenção da doença. Com a meta de imunização atingida, a cidade de Petrolina dá um passo importante na proteção dos animais e da população em geral, demonstrando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
Assessoria de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses