Pessoa Idosa em foco: Governo de Pernambuco destaca importância do tema do Enem e apresenta ações pela garantia de direitos

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, um tema urgente e necessário, que já vem sendo tratado com atenção pela atual gestão do Governo de Pernambuco, que por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), tem fortalecido as ações voltadas à promoção e à garantia dos direitos da pessoa idosa em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), composto por representantes do Governo e da sociedade civil. Essa atuação conjunta reforça a importância do controle social e do diálogo permanente na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade.

As iniciativas também contam com parcerias estratégicas com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a exemplo do Projeto 60+ ação integrada, que percorre o estado promovendo escutas, orientações e articulações entre gestores públicos e a população idosa.

Entre os destaques do ano, o Governo de Pernambuco através do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDIPE), destinou R$ 4,9 milhões para o Projeto Assistência ao Paciente Oncológico Idoso, do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), e para o Projeto Agricultores Idosos do Moxotó: Direito à Segurança Alimentar e Nutricional, executado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA).

A gestão da Política da Pessoa Idosa da SJDH também tem promovido reuniões intersetoriais entre as secretarias do Governo de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer políticas públicas transversais que contemplem o envelhecimento em todas as áreas. Essas articulações envolvem desde ações na saúde, com o fortalecimento da atenção especializada e da reabilitação, até iniciativas na educação, como a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltada à população idosa.

O Fórum de Gestores Municipais da Pessoa Idosa, realizado em diversas regiões do estado, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção e assistência à população idosa. O encontro promove o diálogo entre municípios e o governo estadual, compartilhando experiências e boas práticas na gestão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e saudável.

Outro marco fundamental foi a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos e conselheiros municipais para discutir caminhos e propostas que assegurem a ampliação dos direitos da pessoa idosa em Pernambuco. As deliberações do encontro contribuem para o fortalecimento das políticas estadual e nacional voltadas a esse público.

A SJDH também tem investido na capacitação de cuidadores de pessoas idosas, oferecendo formações sobre cuidados básicos de saúde, primeiros socorros, ética no atendimento e prevenção à violência contra o idoso. A ação busca valorizar o cuidado humanizado e qualificar o atendimento à população idosa em todo o estado. Além disso, foi elaborado um folder informativo com orientações práticas sobre os principais cuidados que cuidadores e cuidadoras devem adotar.

“Essas ações integram o compromisso da gestão estadual, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para os desafios do envelhecimento populacional. A pauta do envelhecimento precisa estar presente em todas as esferas da sociedade. O tema do Enem deste ano é um convite para refletirmos sobre como estamos cuidando de quem já dedicou sua vida à construção do nosso estado e do nosso país. O Governo de Pernambuco, sob a liderança e o compromisso da governadora Raquel Lyra, reafirma sua determinação em promover políticas públicas que garantam dignidade, respeito e qualidade de vida às pessoas idosas, fortalecendo a integração entre áreas como saúde, educação, assistência social e direitos humanos”, disse a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, ao falar sobre a importância do tema da redação do ENEM.

Também vem se intensificando as ações de conscientização e enfrentamento à discriminação contra a pessoa idosa, com destaque para a campanha “Respeito é Bom e A Gente Gosta”, que mobiliza a sociedade para o combate a todo tipo de preconceito e violência. Além disso, a SJDH tem produzido folders informativos e realizado campanhas educativas voltadas ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, bem como à difusão dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa, que agora está disponível em formato digital no site oficial da Secretaria: www.sjdh.pe.gov.br.

Segundo projeções demográficas, o Brasil terá mais pessoas idosas do que jovens até 2050 ou até mesmo antes, com a mudança populacional ocorrendo de forma acelerada. O número de idosos deve triplicar, ultrapassando a população jovem por volta de 2030. O aumento da expectativa de vida e a queda na taxa de natalidade são os principais impulsionadores desse fenômeno, que exige planejamento, sensibilidade e ações concretas.

Fotos: Charlles Arthur/SJDH-PE

Verifique também

Professores da rede municipal de Petrolina já podem solicitar conversão da licença-prêmio em dinheiro

A partir desta segunda-feira (10), os professores da rede municipal de ensino de Petrolina já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online