Pesquisador do NEMA/Univasf contribui para obra que valoriza a conservação da biodiversidade vegetal brasileira

O evento de lançamento do livro “Germinação: princípios, processos e aplicações” aconteceu em novembro no Centro Comunitário Athos Bulcão, localizado no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, e foi um verdadeiro marco para a comunidade científica e ambiental. O livro, organizado pelo professor Fabian Borghetti, foi apresentado durante a semana do 74º Congresso Nacional de Botânica, reunindo especialistas, pesquisadores e entusiastas da conservação da flora brasileira.

Com mais de 45 autores e 450 páginas de conteúdo abrangente, a publicação explora os processos que envolvem a germinação de sementes em diferentes ecossistemas do Brasil. Desde a formação, dispersão e germinação sob diversas condições experimentais até o estabelecimento das sementes nos ecossistemas, o livro é uma ferramenta essencial para quem trabalha com conservação ambiental, especialmente com a biodiversidade da flora nacional.

Um dos grandes destaques foi a participação do analista ambiental sênior Fabrício Silva, do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) sediado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), como coautor. Fabrício contribuiu com o capítulo intitulado “Germinação de sementes em florestas secas”, onde abordou desafios e estratégias adaptativas das espécies nativas em ecossistemas como a Caatinga. Seu trabalho reforça a importância da pesquisa voltada à conservação e ao entendimento da biodiversidade desses ambientes tão únicos.

Esse capítulo foi uma oportunidade de destacar como as espécies nativas da Caatinga conseguem se adaptar a condições extremas, e também de reforçar a relevância da conservação desse ecossistema tão importante para o Brasil”, comentou Fabrício Silva durante o evento. Sua participação representa o compromisso do NEMA em promover a ciência aplicada à sustentabilidade e à valorização dos ecossistemas brasileiros.

A Rede de Sementes do Cerrado, em parceria com a Universidade de Brasília, organizadora do evento, também destacou a relevância da publicação para ampliar os debates sobre a biodiversidade vegetal brasileira e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Os interessados podem adquirir o livro entrando em contato pelos canais disponibilizados: (61) 8103-9038 ou pelo e-mail contato@rsc.org.br.

Texto: Jaquelyne Costa
Assessora de Comunicação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna/Univasf)
Fotos: Arquivo/NEMA

Verifique também

Equipe técnica do SAAE garante que a água fornecida pela autarquia está apta para o consumo

Na última semana, a cor da água fornecida pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online