Petrolina Turismo




Pernambuco é o primeiro estado a receber o Plano Municipal de Redução de Riscos

A iniciativa do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil visa prevenir desastres em áreas vulneráveis.

Paulista, na Região Metropolitana do Recife, é a primeira das dez cidades brasileiras a implementar o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), um projeto liderado pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Recentemente, foi firmado um termo de execução descentralizada com o SGB para desenvolver 10 planos municipais, totalizando um investimento de R$ 7 milhões.

O plano tem como objetivo mapear e prevenir desastres em áreas de risco, protegendo as populações mais vulneráveis. Nos próximos meses, o PMRR será estendido a outras nove cidades do Brasil, reforçando a estratégia de planejamento e ação para minimizar os impactos de desastres.

Rodolfo Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco, destacou a importância da implementação do PMRR em Paulista: “Estamos identificando as áreas mais suscetíveis a desastres e trabalhando para garantir que essas populações possam viver com mais segurança. O plano em Paulista é o início de uma série de intervenções que esperamos levar a outras cidades nos próximos meses.”

A engenheira civil e secretária executiva de Defesa Civil do município de Paulista, Cynthia Silva, também reforçou a relevância da parceria com a Secretaria Nacional de Periferias. “Com o PMRR, teremos em mãos informações cruciais sobre as áreas de risco no município, como encostas e regiões alagadas. O mais importante é a integração com a comunidade local, que colaborará diretamente no processo de levantamento de informações. É uma parceria essencial que só traz benefícios para todos”, afirmou.

Marcelo, diretor de engenharia de proteção da Defesa Civil do Estado de Pernambuco, complementou: “Identificar as áreas de risco e trabalhar junto com o município e o estado é vital para evitar tragédias. Esse plano guiará as intervenções de forma precisa, garantindo que possamos agir de maneira antecipada e efetiva.”

A iniciativa será ampliada para outras cidades, como Teresina (PI), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). O projeto visa contratar até 200 Planos Municipais de Redução de Riscos até 2026, ampliando a capacidade de prevenção de riscos e resposta a desastres em todo o Brasil.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

Verifique também

TCE aponta superfaturamento de R$ 7,8 milhões em obra do prefeito do Recife, João Campos (PSB)

Um relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) identificou um superfaturamento de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online