Em um esforço para potencializar o acesso à tecnologias sociais e a garantia dos direitos dos jovens, o Governo Federal, por meio do Ministério da Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria Nacional de Juventude, lançou o programa “Estação Juventude”, que visa financiar 20 equipamentos destinados ao atendimento e desenvolvimento de jovens em estados e municípios. Dentre os mais 5 mil municípios do país, Pernambuco teve três projetos aprovados, tornando-se o estado com a maior quantidade de municípios contemplados.
A Secretaria de Criança e Juventude (SCJ) divulgou o edital junto aos municípios, incentivando a elaboração de propostas para integrar e fortalecer a rede de equipamentos de juventude no estado. Essas iniciativas se somarão às 28 Casas das Juventudes já existentes em nosso estado, ampliando o foco da SCJ em fortalecer a criação de equipamentos municipais para atender às diversas necessidades das juventudes.
Recife, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão tiveram suas propostas aprovadas, selecionadas para receber o aporte federal e poderão implementar novos espaços equipados com tecnologias e infraestrutura modernas para oferecer atividades educacionais, culturais e de capacitação profissional ao público juvenil. O valor total do edital foi de R$10 milhões, sendo 500 mil reais para cada projeto selecionado.
Para o gerente geral da Criança e Juventude da SCJ-PE, Pedro Ribeiro, ter três novos equipamentos destinados exclusivamente ao atendimento das juventudes não é apenas um ganho para os municípios, mas também para o estado como um todo, que fortalecerá sua rede de atendimento. “Quando somadas às mais de 50 casas das juventudes previstas para serem abertas pelo governo estadual até o próximo ano, os espaços terão um grande impacto na melhoria da qualidade de vida e no acesso a oportunidades pelas juventudes”, garantiu Pedro.
Segundo o edital do programa, cada Estação Juventude será instalada em um equipamento público com instrumentos e equipe capacitada para disponibilizar informações, orientações e atividades para que jovens possam acessar programas e serviços que garantam seus direitos e contribuam para o desenvolvimento de seus percursos de inclusão, autonomia e participação social.