Primeiro encontro foi realizado em Palmares, na Mata Sul, nesta quinta-feira (12). Outros nove acontecerão como preparativos para a conferência estadual em dezembro
Foi dado o pontapé inicial nas Conferências Intermunicipais da Economia Popular e Solidária em Pernambuco. Depois de um hiato de dez anos, a gestão da governadora Raquel Lyra, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), em parceria com o Fórum Estadual da Economia Solidária, retomou uma prática histórica no Estado e voltou a realizar os encontros setoriais para discutir o futuro do setor e as novas diretrizes que irão regulamentar a economia solidária estadual.
A primeira Conferência Intermunicipal foi realizada na Mata Sul, no município de Palmares, nesta quinta-feira (12). O encontro reuniu mais de 50 pessoas, entre lideranças populares e Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Outros nove encontros ainda acontecerão nas cidades de Caruaru, Floresta, Ouricuri, Lagoa de Itaenga, Serra Talhada, Petrolina, Bom Jardim, Garanhuns e Recife.
“Estamos vivendo um momento de retomada das conferências após 10 anos. Este evento foi essencial para consolidar ações que priorizam a cooperação e o desenvolvimento sustentável em Pernambuco, além de enfatizar o papel do encontro na integração dos municípios e no fortalecimento de políticas públicas voltadas para iniciativas de economia solidária”, afirmou Isabella Jarocki, gerente geral de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da SEDEPE.
A conferência está dividida em 4 grupos temáticos, que abordaram assuntos como: Comercialização e Consumo; Crédito e Finanças solidárias; Formação e Assessoramento técnico; Legislação, Gestão e Integração de políticas públicas.
Em Palmares, foram eleitos 15 delegados e delegadas para compor a 4ª Conferência Estadual da Economia Popular e Solidária, que será realizada no Recife, entre os dias 2 e 4 de dezembro.
PRESENÇAS – Vários representantes da sociedade civil marcaram presença na Conferência Intermunicipal da Mata Sul. As questões da economia solidária foram discutidas entre membros da agricultura familiar, orgânica e artesãos, além do poder público local. Participaram do encontro também representantes da Secretaria da Mulher de Pernambuco, do Ministério do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho.
CONFIRA AS DATAS DAS PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS
17 de setembro
* Conferência Agreste Central / Caruaru
18 de setembro
* Conferência Sertão de Itaparica / Floresta
* Conferência Sertão do Araripe / Ouricuri
19 de setembro
* Conferência Mata Norte / Lagoa de Itaenga
* Conferência Sertão do Pajeú, Moxotó e Central / Serra Talhada
20 de setembro
* Conferência Sertão do São Francisco / Petrolina
24 de setembro
* Conferência Agreste Setentrional / Bom Jardim
26 de setembro
* Conferência Meridional / Garanhuns
19 de outubro
* Conferência Região Metropolitana / Recife
2 a 4 de dezembro
* Conferência Estadual / Recife