PETROLINA
ARARIPINA




Pediatras do Hospital Dom Malan em Petrolina alertam para a prevenção às com síndromes respiratórias agudas

Pediatras do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, fazem alerta à população para o momento que estamos vivendo do aumento de casos de doenças respiratórias, as chamadas síndromes respiratórias agudas graves, comuns em toda a região Nordeste do Brasil, nessa época do ano.

Nosso alerta aos pais e responsáveis pelas crianças é para os sintomas. As síndromes começam com sinais e podem evoluir para cansaço, respiração mais ofegante, desidratação, sonolência, e aí, já é o momento de levar a crianças ao hospital. Antes disso acontecer, é possível ainda, em casa, fazer lavagem nasal, analgésicos, hidratar bastante a criança e ficar de olho nos sinais de gravidade, ” ressalta a médica pediatra do Hospital Dom Malan Ismep, Danielle Barreto.

Para a pediatra, o mais importante nessa sazonalidade é a prevenção. “Prevenção é muito importante. Precisamos evitar levar nossos filhos para lugares onde tem muita gente, evitar que a criança tenha contato com pessoas gripadas, manter uma boa alimentação, hidratar, manter a caderneta de vacinação em dia, vacinando inclusive contra o vírus da influenza, que é um vírus que causa síndrome respiratória aguda grave e que pode até levar a criança para a unidade de terapia intensiva (UTI), “ alertou a médica.

Balanço de atendimento no HDM Ismep – O Hospital Dom Malan registrou de fevereiro a maio deste ano 4.067 casos de doenças respiratórias em pacientes atendidos no Pronto Socorro Infantil (PSI) da unidade. Crianças de toda a 4ª macrorregião de saúde do estado e da Rede PEBA, que compreende hospitais de Pernambuco e Bahia em 53 municípios.

Síndrome Respiratória Aguda Grave – A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças. Entre os vírus identificados, há predomínio dos vírus Influenza A e B e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ocasionando infecções das vias aéreas que atingem diretamente as crianças, demandando uma grande procura por serviços de saúde e atendimentos pediátricos, com alto índice de internamento. O Vírus Sincicial Respiratório é o principal agente causador de infecção do trato respiratório inferior de crianças nos primeiros anos de vida.

Assessoria de Comunicação HDM ISMEP

Verifique também

PP reúne bancada para planejar segundo semestre legislativo e traçar metas para 2026

Comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual dos Progressistas, e pelo deputado federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online