ARARIPINA
Petrolina Turismo




Paz desarmada: papa Leão XIV clama por paz e conciliação

Quando a fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, às 18h08 no horário de Roma (13h08 em Brasília), a multidão, eufórica, gritou e aplaudiu o novo papa, ainda sem conhecê-lo. Milhares de fiéis, que antes pareciam hipnotizados pelo telhado triangular da capela, agora voltavam os olhos para a varanda da Basílica de São Pedro.

Ao anúncio, em latim, do nome do 267º pontífice, a surpresa tomou conta da Praça de São Pedro. A história estava sendo escrita: o cardeal agostiniano Robert Francis Prevost, 69 anos, tornava-se o primeiro norte-americano a comandar a Igreja Católica, ao fim de quatro votações em dois dias de conclave.

Depois de abençoar a multidão, o papa Leão XIV fez um discurso pela paz e pela conciliação entre os povos. Fez menção à primeira saudação de Cristo ressuscitado: “A paz esteja com todos vocês!”. “Esta é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, que nos ama incondicionalmente”, acrescentou. “Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer”, enfatizou. Leão XIV fez menção ao papa Francisco por duas vezes. Os fiéis irromperam em uma salva de palmas. Foi Francisco quem fez Prevost bispo e cardeal.

“Devemos buscar, juntos, como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber como esta praça, com os braços abertos”, disse Leão XIV. Em dois momentos especiais, ele surpreendeu o público: um pequeno trecho do discurso foi feito em espanhol, uma forma de agradecimento à Diocese de Chiclayo, no Peru, onde viveu por mais de 10 anos e foi arcebispo. Depois de retornar ao italiano, Prevost afirmou que deseja “uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.”

Trechos do primeiro discurso do pontífice

“A paz esteja com todos vocês! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus.”

“Ajude-nos a construir pontes, com diálogo. Um único povo, sempre em paz.”

“Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer”

“Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, Deus que nos ama a todos incondicionalmente.”

“Sou filho de Santo Agostinho, um agostiniano, que disse: ‘com vocês sou cristão e para vocês bispo’. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos rumo àquela pátria que Deus nos preparou.”

“Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a Terra. A paz esteja com vocês!”

“Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco que abençoava Roma! O Papa que abençoava Roma concedia a sua bênção ao mundo, ao mundo inteiro, naquela manhã do dia de Páscoa.”

“Permitam-me prosseguir com essa mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus.”

“Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz.”

Verifique também

Crédito do Trabalhador beneficia mais de 64 mil celetistas em Pernambuco

Mais de 64,1 mil trabalhadores do setor privado com carteira assinada do estado de Pernambuco …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online