Representantes das empresas privadas e órgãos públicos que mantêm Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o Patronato Penitenciário, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), participaram do encontro promovido pelo Patronato, nesta quarta-feira (26), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Pernambuco), no bairro de Santo Antonio.
Com a presença do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, e dos secretários-executivos Kleiber Galindo (Administração Penitenciária) e Horácio Pita (Coordenação e Gestão), o evento teve o objetivo de acolher os parceiros e esclarecer suas dúvidas sobre os ACTs a fim de fortalecer as relações de trabalho e ofertar uma melhor assistência aos egressos do sistema prisional do estado.
Paulo Paes abriu o evento falando da importância do Patronato Penitenciário estar sob a gestão da SEAP. “É uma satisfação participar deste evento hoje, com o Patronato devidamente vinculado à SEAP. A gente [Seap] executava a pena até o regime semiaberto e quando a pessoa privada de liberdade progredia para o aberto ou livramento condicional, saia do nosso guarda-chuva. Teremos um olhar diferenciado e faremos as entregas que são necessárias ao órgão para que o resultado chegue aos egressos”, concluiu Paes. O Patronato está sob a gestão da Administração Penitenciária desde fevereiro de 2024, até então ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Na ocasião, a superintendente do Patronato Penitenciário, Anna Rafaella, ouviu os representantes dos convênios, explicou as diretrizes e estratégias da gestão, abordou as formas de suporte e aprimoramento das parcerias e apresentou a nova equipe. “Foi uma ótima oportunidade para a maior aproximação do Patronato com os parceiros visando a empregabilidade dos reeducandos do regime aberto e em livramento condicional e, especialmente, à ressocialização”, afirmou Rafaella. O órgão possui atualmente 42 empresas conveniadas nas diversas áreas como serviços gerais, construção civil e administrativa, com 1.100 egressos atuando nesses convênios.
Estiveram presentes também o gerente-geral de Ressocialização, Augusto Sales, e o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe, ambos da SEAP.
Fotos: Amanda Claudino/SEAP